quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Desgastado, Jader desaparece da campanha do primo

Na Folha de S.Paulo
Desgastado após quase ter sido barrado pela Lei da Ficha Limpa na eleição passada, o senador Jader Barbalho, principal liderança do PMDB no Pará, sumiu da campanha para a Prefeitura de Belém e tem evitado manifestar apoio ao candidato do partido, José Priante, que é seu primo.
A interlocutores Jader afirma que não quer municiar os rivais de Priante para que digam que o candidato é apoiado por um político "ficha-suja". Teme ser responsabilizado por sua eventual derrota.
Jader se elegeu senador em 2010, mas inicialmente foi barrado pela Lei da Ficha Limpa porque renunciou ao Senado em 2001 para evitar sua cassação, diante das acusações de desvios no Banpará e de envolvimento em fraudes com Títulos da Dívida Agrária e na extinta Sudam.
Sergio Lima - 23.nov.11/Folhapress
Senador Jader Barbalho, que teve o mandato liberado pelo Supremo
Jader Barbalho, que teve o mandato liberado pelo STF
Em dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal liberou sua posse, sob o entendimento de que a Lei da Ficha Limpa só poderia valer em 2010 se fosse promulgada um ano antes do pleito. O julgamento do recurso de Jader terminou empatado em 5 a 5, mas o então presidente do STF, Cezar Peluso, deu o voto de desempate.
Em Belém, Priante, do PMDB, está empatado tecnicamente no segundo lugar com Zenaldo Coutinho (PSDB), segundo pesquisa Ibope do dia 22. Priante tem 16% e Coutinho, 20% --a margem de erro é de quatro pontos percentuais. O líder da pesquisa é Edmilson Rodrigues (PSOL), com 38%, que perdeu nove pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. O candidato do PT, Alfredo Costa (PT), tem 2%.
BASTIDORES
Até agora, a participação de Jader na campanha em Belém limitou-se aos bastidores. Priante procurou o senador para pedir conselhos, mas não pediu presença em eventos nem gravação de programas para a televisão.
Priante prefere ostentar outros apoios: repete que é aliado dos governos federal e estadual e até exibiu gravação antiga do ex-presidente Lula. Por isso Jader diz que só irá se expor na campanha em Belém caso seja chamado.
Mas pelo interior, onde avalia ter uma alta popularidade, o senador ainda é requisitado e tem feito comícios toda semana --já esteve em cidades como Redenção, Canãa dos Carajás e Portel.
O marqueteiro de Priante, Glauco Lima, afirma que ainda não sobrou tempo no horário eleitoral para citar o apoio de Jader.
O senador afirma, por meio de sua assessoria, que está participando da campanha quando é solicitado, dando orientações políticas.

Ai que Saudade da Ana Julia aquilo sim e que era Governadora.

Ditos e (mal)feitos do governo lorótico

Anônimo Anônimo disse...
Na ilharga deles, comandante Amorim! Na Seidurb, aquela secretaria meio fantasma que fica em frente ao postão do Banpará, a festa com o dinheiro público rola livre e solta. O secretário, um desconhecido de nome Márcio Spíndola, arrogante e prepotente, grita com todo mundo, um sujeito intragável, colocado ali sob as benções do dep.Priante, que herdou aquela secretaria como verdadeira capitania hereditária. O tal Spíndola é o mesmo que já teve problemas em Palmas, onde responde a processo por improbidade administrativa quando secretário de Habitação. Em Marabá ele também é muito conhecido, não necessariamente pela competência...Na Cosanpa, ele esteve "infiltrado" durante o governo Ana Júlia, como diretor. Ele gosta de mandar aos berros, mas atua mansinho nos bastidores do poder, principalmente quando se trata de licitações de obras públicas. Seu sub era o ex-deputado Bira Barbosa, que saiu também de mansinho para concorrer á prefeitura de Breves, mas deixou sua madame, dona Mangabeira, tomando conta do lugar para quando voltar derrotado nas urnas. O salário, oh, é de "apenas" 15 milhas, com direito a carro cabine dupla zerado com tanque cheio e placa particular para não deixar rastro. Como vice do Spíndola, dona Mangabeira não apita nada, como também nada mandava seu esposo. Ser vice na Seidurb é o melhor emprego do mundo: não manda nada, mas também não faz nada. O filhote do secretário gosta que só de sair da secretaria pilotando uma cabine dupla, com combustível "de gratis" , com chapa particular , o que facilita suas incursões pela noite de Belém, baladeiro que é. O Ministério Público do Estado bem que poderia ir lá na Seidurb conferir inclusive parte da frota de veículos (que dobrou de agosto pra cá)da Seidurb ser colocada a serviço de cabos eleitorais de Priante, que lá também "trabalham". Enfim, uma verdadeira farra com o dinheiro público.

Gurupá mostra a força do PT e vai eleger Nogueira prefeito



     Gurupá é PT , o PT é Gurupá. Não é a toa que governamos aquele município por muitos mandatos como os últimos dois de Nogueirinha, candidato novamente, e pelo atual prefeito Moacir, também do PT. Nosso partido, sem qualquer coligação, no sangue puro, promoveu a maior concentração que já vi nessa eleição no último final de semana. Se não a maior, pelo menos a mais animada, com maior força popular. 
     A população de Gurupá tem o PT como um partido político que efetivamente representa os anseios populares. Nogueirinha, comerciante antigo, nascido e criado em Gurupá, é um velho quadro do partido com uma história reconhecida por todos. Seu vice, Mané Chico, também tem história. Eles têm três prioridades: educação, saúde e agricultura com respeito ao meio ambiente. Mas reconhecem que os ratos d’água estão ser alastrando e dando trabalho à polícia militar e que a prefeitura deve colaborar para combater essa vagabundagem que tanto mal trás às famílias ribeirinhas usando de violência contra seres indefesos e de boa índole.

     Não vou descrever a festa cívica que o PT realizou pelas ruas da cidade, as imagens falam melhor que mil palavras.

Presidenta Dilma critica os Estados Unidos e nega protecionismo brasileiro


Da Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff reagiu hoje (25), em Nova York, na abertura da 67ª Assembléia Geral das Nações Unidas, no seu discurso, a acusação do governo dos Estados Unidos que o Brasil adotou medidas protecionistas para garantir mercado aos seus produtos. Dilma ressaltou que todas as decisões, adotadas no Brasil, são respaldadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Ela negou irregularidades ou desvios de conduta.

Assim como na carta enviada semana passada ao representante do Comércio Internacional dos Estados Unidos, Ron Kirk, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, Dilma condenou a valorização artificial da moeda norte-americana, que afeta os países em desenvolvimento, principalmente o Brasil.

“O protecionismo deve ser combatido, pois confere maior competitividade de maneira espúria”, disse a presidenta, que abriu a Assembleia Geral das Nações Unidas. “[Nossas medidas foram] injustamente classificadas como protecionismo.”

Para a presidenta, é fundamental que os órgãos internacionais, como o G20 (países mais desenvolvidos do mundo), o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), passem a atuar no controle da guerra cambial e do estímulo do crescimento econômico. Dilma chamou esses órgãos de “mecanismos multilaterais” e alertou sobre as ameaças ao mundo atual.

“A recessão só agudiza os acontecimentos. [É necessário] um amplo pacto contra a desesperança que provoca o desemprego e a falta de oportunidades”, disse a presidenta em referência às medidas de contenção adotadas por alguns países em busca de soluções para impedir o agravamento causado pela crise econômica internacional.

Dilma reiterou que as dificuldades, que citou há um ano, quando abriu a 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, ainda permanecem apenas com alguns “novos contornos”. “Constato a permanência de muitos problemas que nos afligia cuja solução é cada vez mais urgente”, advertiu ela. “A crise econômica ganhou novos retornos, a opção por políticas ortodoxas agrava gerando reflexos em países emergentes.”

Em uma crítica aos líderes políticos dos países europeus e dos Estados Unidos, a presidenta disse que “as principais lideranças ainda não encontraram o caminho” para articular alternativas para a economia associadas à inclusão social. Segundo ela, essa ausência de alternativas “afeta as camadas mais vulneráveis da população” causando a fome, o desemprego e a desilusão.

“A história revela que a austeridade quando exagerada e isolada do crescimento derrota a si mesma. [No Brasil nós] aumentamos nossos investimentos em infraestrutura e combate à inflação, de inclusão social e combate à pobreza. Reduzimos a carga tributária e o custo da energia”, disse Dilma, informando que mais de 40 milhões de brasileiros foram retirados da pobreza nos últimos anos.

Síria - A presidenta Dilma Rousseff defendeu a busca por uma solução negociada e pacífica para o fim da crise na Síria. Em discurso, Dilma condenou as propostas de intervenção militar no país. Porém, ressaltou que as responsabilidades sobre os 18 meses de conflitos, que causaram mais de 25 mil mortes, recaem sobre o presidente sírio, Bashar Al Assad, e também a oposição.

“Lanço um apelo para que as partes envolvidas nos conflitos deponham as armas e juntem suas forças [em busca de uma solução pacífica]”, disse a presidenta. “Não há solução militar para a crise. A diplomacia e o diálogo são a alternativa.”

A presidenta ressaltou que para o governo do Brasil é inadmissível aceitar violações de direitos humanos identificadas na Síria, como assassinatos, torturas, violência sexual e prisões indevidas. “O Brasil condena a violência que ceifa vidas. A Síria produz um drama humanitário em seu território e seus vizinhos. Recai sob o governo de Damasco as responsabilidades. Mas sabemos também das responsabilidades das oposições armadas.”

Dilma lembrou que a Primavera Árabe, que começou no ano passado gerando protestos e manifestações nos países muçulmanos, é a principal motivadora das mudanças políticas, econômicas e sociais vividas no Oriente Médio e no Norte da África. A presidenta disse apoiar as reivindicações.

“[Essas manifestações] varreram regimes déspoticos e desencadearam processos de transição. Mas não é difícil de identificar um grito de revolta contra a pobreza, o desemprego e à falta de liberdade impostos por amplos governos autoritários”, destacou a presidenta.
Conselho de Segurança - Dilma defendeu ainda a reforma do Conselho de Segurança do ONU. Segundo ela, o atual formato do órgão, com 15 integrantes, dos quais apenas cinco têm assento permanente, não reflete o mundo atual. Dilma condenou ainda as medidas adotadas em busca da segurança internacional fora do âmbito do conselho.

No ano passado, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), por exemplo, decidiu pela intervenção na Líbia. No discurso, que durou 23 minutos, Dilma não mencionou situações específicas. “É imperiosa a urgência da reforma do Conselho de Segurança da ONU”, disse.

Em seguida, a presidenta acrescentou: “Não podemos permitir que esse conselho seja substituído por coalizões que se formam à sua revelia e sem seu controle. O uso da força vem ganhando ares de opção inaceitável. Definitivamente não é um recurso aceitável. Isso é um recurso fácil do que imobiliza o conselho.”

Dilma destacou ainda as conquistas obtidas a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho no Rio, mostrando os esforços dos negociadores brasileiros em busca do consenso. Segundo ela, foi estabelecido um novo paradigma.

“A Rio+20 produziu um poderoso facho de luz. Temos de levar adiante e produzir os alertas. Temos de encarar a mudança do clima como um dos principais desafios, o governo está firmemente comprometido com as metas de controle e com o combate sem tréguas ao desmatamento da Floresta Amazônica. Essas metas são particularmente ambiciosas”, disse a presidenta.

Dilma lembrou que, durante a Rio+20, foi aprovado um documento final que define a agenda para o século 21, como o uso consciente dos recursos naturais e padrões sustentáveis. Para ela, é fundamental que as tarefas nesse sentido sejam cumpridas por todos no mundo.

Isso e Ana Júlia.

Onda vermelha em Cametá, Moju, Igarapé Miri e Abaetetuba

Cametá, com o futuro prefeito Irácio.




Abaetetuba, com Luís Lopes.



Em Moju, com o companheiro Nazareno.

Ana Julia 2

Onda Vermelha pelo sul do Pará


Fui a diversos municípios do sul do Pará neste final de semana, após as atividades em Bragança. Mais uma vez uma recepção maravilhosa, com muito carinho e empolgação com a vitória de nossas candidaturas.
Na sexta, estive em Floresta do Araguaia, para dar apoio ao companheiro Claudiney do PT. Lá, participei de carreata e comício. No sábado pela manhã estive em um café da manhã promovido pelo comitê das mulheres e depois fizemos caminhada pelo centro comercial.
Café da manhã com as mulheres em Floresta do Araguaia
No sábado a tarde fui para Conceição do Araguaia, onde participei de caminhada em apoio ao companheiro Walter. Uma onda vermelha tomou conta da cidade ao longo da carreata, que terminou em um mini comício. 
Carreata em Conceição do Araguaia

Onda vermelha toma conta de Conceição

Carreata chega ao centro da cidade

Pequeno comício, rumo à vitória
No domingo, agenda dupla em Tucumã e Ourilãndia. Na primeira, fizemos caminhada na feira pela manhã. Á tarde, reunião com mulheres em Tucumã. Logo a seguir comício em apoio ao companheiro Avelar, do PMDB, que está coligado ao PT. A seguir, comício em Ourilândia, para o companheiro Veloso, que também recebe apoio do PT.
Comício em Ourilândia

Comício em Tucumã

Deu no Blog da Ana Julia

Onda Vermelha em Bragança

Fui à Bragança dar apoio ao nosso candidato a prefeito Padre Nelson (PT) e ao vice Dr Nadson (PR). Fiquei emocionada com o carinho das pessoas. A cidade avermelhou para me receber e lembrar das grandes realizações de nosso governo: construção de 2 escolas e reforma de outras 10, pavimentação de 13 km de vias urbanas, Navegapará, ProJovem, Bolsa Trabalho, kit Faz Estrada e Máquinas agrícolas, contrução do sistema de água que está parado por culpa da prefeitura e da Cosanpa, entre outras.

No pequeno comício de bairro, milhares de pessoas estiveram presentes. E isso que foi um comício pequeno...



Valeu Jatene pela privatização da Celpa !!



Está aí a essência da Privataria Tucana:

A Celpa foi vendida pelos tucanos a preço de banana. Durante 14 anos os compradores da empresa ficaram sugando tudo que podiam, centenas de milhões de Reais, não investiram nada e quando a bomba estourou entregaram na mão da justiça.

Após aprovarem um plano de recuperação judicial onde a própria empresa vai gerar os fluxos necessários para a sua recuperação, turbinado pelo aumento de 13% na tarifa, simplesmente saem do negócio numa boa, ricos, sem processos, nada. Tudo numa boa.

Agora entregam o negócio a uma nova "sangue suga"  e ciclo se retroalimenta.

Obrigado Jatene !!

Blog do Puty: Extra-extra: Equatorial compra Celpa por 1 real

 Há 90 anos o rádio no Brasil assume o seu lugar cativo, não sai de moda entre todas as classes. As ondas, frequências moduladas ou amplitudes moduladas atravessam esse Brasil, piçarras, florestas, rios, asflatos, morros, avenidas, produzindo e levando alegria, música, notícias, sotaques a milhões de pessoas.

Além do infalível radinho de pilha e das mais modernas versões do aparelho portátil ou mini-aparelhagens, as rádios comunitárias é que simbolizam o significado mais emblemático das lutas sociais pela democratização da comunicação no país, especificamente representada pela luta pela legalização das rádios comunitárias. A lei - Radcom 1993 - é apenas um instrumento dessa luta cotidiana em todas as regiões e fronteiras desse país.

Extra-extra: Equatorial compra Celpa a 1 real

Não queríamos ter ouvido essa notícia da mais descarada consequência de privataria - Tucana- de que se tem notícia no setor energético no país.

Mas, para evitar a falência da Celpa, a Equatorial Energia fechou contrato para a compra da distribuidora paraense de energia.

A Equatorial adquiriu a distribuidora do Grupo Rede Energia por 1 real, assumindo 39,1 milhões de ações de emissão da Celpa.

A Celpa estava em processo de recuperação judicial e era a única das nove distribuidoras de energia do Grupo Rede sem intervenção pelo governo.

Vamos relembrar a locução de alguns resumos dos capítulos dessa novela:

Caso Celpa

Loc- A Justiça fala em três bilhões de reais, o mercado fala em quatro bilhões de reais em dívidas da Celpa, concessionária que em maio deste ano solicitou o pedido de recuperação judicial. De lá até o mês atual, as negociações entre a empresa do grupo Rede e possíveis investidores não foram fechadas com regras claras e deferidas pela Aneel.

Loc- A Celpa, empresa de concessão pública (gerenciadora de bem público) foi privatizada pelo PSDB em 1998, vendida pelo valor de 450 milhões de reais. E durante todos esses anos as taxas mínimas de lucros não ficaram no Pará, para investimentos na qualidade dos serviços de distribuição (ampliação da rede de abastecimento, tecnologias etc.). Cerca de dois mil trabalhadores foram demitidos, e em 12 anos a terceirização dos serviços foi triplicada.

Loc- Os dividendos foram repassados a empresas do grupo fora do estado, e somente pouco mais da metade acumulado dos recursos foram empregados em investimentos como determina a Agência reguladora do setor, cerca de 280 milhões, quando deveriam ter sido investidos 660 milhões de reais.

Loc- Com uma perda judicial em 2004 no valor de 370 milhões de reais, a empresa emprestava de outras empresas do grupo e a dívida foi aumentando, e os tributos também foram sendo calotados, chegando em 2006 a cerca de 415 milhões de reais.

Loc- Para evitar a falência, o pedido de recuperação judicial, em 2011, evidenciou o alto valor das dívidas, e ao mesmo tempo da má gestão do bem público, tornando-se a pior distribuidora de energia no ranking nacional.

Loc- O deputado Puty desde o início do processo, junto ao Ministério Público Estadual e Federal, briga para manter transparente a apuração das causas de insolvência financeira da Celpa. O deputado solicitou audiências públicas, para cobrar da Aneel esclarecimentos sobre a fiscalização dos processos de negociação e repactuação das dívidas, que envolvem um bem público e cobrar a melhoria na qualidade dos serviços.

Loc-Em meio a esse processo, o aumento da tarifa foi autorizado pela justiça. Esse aumento de 12,7% foi uma moeda na negociação entre a Celpa e possíveis investidores. Aumento esse que vai à contramão das políticas do setor, quando o governo propõe uma política de diminuição dos tributos, o que prevê uma diminuição de 16,2% nas tarifas de todo país até 2013, e faz uma projeção de exclusão de mais taxas (PIS, COFINS).

Quem diria que o presunçoso Tião 'Lorota' ia ser atropelado pelo Salame.

Doxa: Salame dispara oito pontos à frente de Tião
Categoria: Sem categoria / terça-feira, setembro 25, 2012, 12:45

Quarta pesquisa realizada pela Doxa aponta João Salame com oito pontos à frente de Tião Miranda.

Instituto ouviu 1067 pessoas, entre os dias 21 e 24 de setembro, nas zonas urbana e rural.

Salame – 46,7%

Tiao Miranda - 38,1%

Maurino - 5,8%

César Comércio - 1.3%

Manoel da Cosanpa - 0, 5%

Indecisos – 6,3%

Nulo – 1,3%



A seguir, evolução das quatro pesquisas realizadas pela Doxa. Observem o crescimento consistente do candidato Salame e a queda vertiginosa de Miranda.

Confirmado. Em Belém a Justiça não existe e o prefeito Duciomar Costa faz o que quer !!

Conforme havia denunciado ontem, o prefeito de Belém deu mesmo continuidade ao processo licitatório que  estava suspenso por determinação judicial. Mais uma vez Duciomar Costa dá clara demonstração de que não teme a lei e faz da prefeitura o seu pequeno "circo dos horrores".

Não teve, juiz, MP, Crea, OAB, Observatório , o que fosse, "a banda passou".

Nesta manhã a Comissão de Licitação do município não só deu prosseguimento aos trabalhos como também estabeleceu a vencedora do certame e, adivinhem quem ganhou? S A PASLISTA,  a empresa criada para substituir a pré falimentar HAZTEC, assunto já abordado por aqui e que vocês podem ler fazendo a busca pela barra lateral do blog usando o nome das empresas.

Pois bem, mais isso não encerra o problema, pelo contrário, só está começando. Mais tarde posto outras considerações sobre essa questão. Por ora, só a constatação de que somos todos incapazes !!

Jatene dá ordens para Cosanpa parar o BRT e pode prejudicar a candidatura de Zenaldo Coutinho



O governador Simão Jatene, que apóia Zenaldo Coutinho, deu ordens para Cosanpa entrar com ação na justiça e paralisar as obras do BRT. A alegação é que uma pilastra que sustentará um viaduto no Entroncamento, fundamental para escoar o trânsito de toda cidade, está a 20 centímetro do cano de água, quando deveria estar a três metros.

Eu tenho minhas observações e exigido explicações como relação ao BRT, mas reconheço que o BRT é o melhor sistema público de transporte que já foi criado pela humanidade e pode ser a redenção do transporte de massas em Belém. Os ajuste devem ser feitos, mas parar a obra com uma desculpa furada destas?!!!

Que me desculpem o Jatene e o Zenaldo Coutinho, vocês estão repetindo o que Edmilson Rodrigues fez com a Praça da Bíblia que impediu a construção do complexo viário do Entroncamento proposto por Almir Gabriel.

Adutora da Cosanpa, para quem não conhece, é aquele tubão que fica exposto ali na Avenida João Paulo II, no bairro do Curió, onde os moradores até usam para cortar tira gosto durante as boas e divertidas farras de final de semana e que o Governador nunca se preocupou em proteger.

O Governador queria controlar todo o BRT de Marituba até Belém. Não conseguiu e foi obrigado a fazer um acordo com a Prefeitura de Belém, ficando com a parte do Entroncamento na direção da BR. A obra dele nem começou e nem tem perspectiva de começar. Com a possibilidade do PSDB controlar Belém e Ananindeua, parece que Jatene sentiu-se encorajado a retomar o controle tucano na região metropolitana e parar o BRT agora para repactuar depois das eleições com os dois prefeitos do mesmo partido. Se acontecer assim, será melzinho na chupeta para quem gosta de grandes obras e grandes empreiteiras.

Dizer que a Adutora corre o risco de romper por causa de uma pilastra que está a 20 cm quando deveria estar a 3 metros é muito para inteligência das pessoas. Se Zenaldo Coutinho e Jatene tivessem questionado as ciclovias, a integração com os outros sistemas de transportes, pedido explicações sobre o gerenciamento e sobre o bilhete único, eu até concordaria, mas dizer que uma pilastra fixa, que depois de fixada não poderá se movimentar para atingir a Adutora de forma alguma é uma desculpa furada. Quem vem acompanhando a obra viu que as estacas já foram fixadas, agora é um forma e concreto para levantar a tal pilastra. O perigo, se é que houve, já passou há muito tempo.

Jatene desista desta ação, deixe a obra continuar e comece a sua parte, acredito que esta atitude de parar o BRT vai prejudicar a candidatura do PSDB, pois ficou muito antipática.

Governador pinóquio dá calote em professores | Professora Milene




A reunião com os representante do governo depois da greve: muita encenação, pouca palavraMeus amigos, digam se não é para se indignar. Os professores estão se sentindo vítimas de um calote do governo do Estado. O acordo que pôs fim a nossa greve, em novembro do ano passado, foi parar na lata do lixo. O governador, por meio dos seus representantes, prometeu pagar de duas vezes o nosso piso, sendo a primeira parcela em março e agora em setembro a segunda. Mas o dinheiro não foi depositado nas nossas contas este mês, como havia sido prometido na reunião após a greve.

A proposta foi apresentada pelo próprio Governo aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (Sintepp), na primeira reunião após o fim da greve, no dia 28 de novembro, na sede da Secretaria Especial de Promoção Social (Sepros).
Nós apresentamos uma pauta reivindicando piso salarial nacional, Plano de Cargos Carreiras e Remunerações (PCCR), calendário de reposição dos dias parados, não desconto de faltas durante a greve e de multa ao Sindicado em decorrência da greve, além da chamada dos concursados e eleições diretas para diretor, entre outros pontos.
O governo prometeu ainda pagar o retroativo da diferença entre o valor do novo e do velho piso, sendo 50% em cada parcela. Os projetos de lei de incorporação do piso e de complementação o PCCR seriam encaminhados à Assembleia Legislativa do Estado.
Estiveram lá representando o governo a secretária de administração, Alice Viana, e o secretário especial de Promoção Social, Nilson Pinto.
Mas o resultado de toda essa encenação está aí. O governador mentiu e é um incompetente. Enganou a todos nós. Mas os professores não vamos deixar a coisa ficar por isso mesmo. Vamos nos mobilizar novamente e pressionar o governo para pagar o que nos deve por lei.
Fora Jatene e seus cupinchas e apaniguados!

Duciomar Costa proclamará amanhã a barbárie em Belém !!


Amanhã pela manhã o prefeito de Belém Duciomar Costa vai confirmar a 'licitação do lixão do Aurá', aquela mesma que deveria estar suspensa por decisão da justiça, na figura do juiz Elder Lisboa, mas que o prefeito ignorou solenemente. 
Vejam na imagem ao lado, recorte do Diário Oficial da União de hoje, informando a reabertura do processo  que provavelmente deverá acatar o vencedor.  
Tudo isso acontecendo á margem da legalidade, em frontal desrespeito ao poder judiciário e numa afronta direta ao juiz Elder Lisboa, que parece não existir para o prefeito.
Será que o Ministério Público não poderia evitar a consagração deste ato inaceitável de desobediência e ilegalidade por parte da prefeitura de Belém ?

Agora o que é pior, vejam a matéria abaixo que trata da paralisação das obras do BRT, de novo do juiz Elder Lisboa, será que desta vez o Duciomar vai acatar ou vai mandar o magistrado passear novamente?
Enquanto isso a cidade se ressente de um verdadeiro gestor público.


Juiz determina paralisação das obras do BRT
Segunda-Feira, 24/09/2012, 12:59:18 - Atualizado em 24/09/2012, 17:52:50


O juiz Elder Lisboa, titular da 1ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Belém, determinou liminarmente nesta segunda-feira (24) a paralisação da obra do Bus Rapid Transit (BRT), no Anel Viário do Entroncamento. A decisão atende pedido em Ação de Nunciação de Obra Nova, ajuizada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) contra o Município de Belém e a Construtora Andrade Gutierrez.

A paralisação permanecerá até que o município de Belém proceda o reposicionamento de toda a estrutura da obra, dando conhecimento de todos os procedimentos ao Juízo. Para o cumprimento da ordem, o magistrado determinou medida de urgência, além de requisição de força policial para acompanhamento do oficial de justiça. Em caso de descumprimento, fica estabelecida multa diária de R$ 100 mil a ser suportada pessoalmente pelo prefeito Duciomar Costa.

Conforme os autos do processo, a Cosanpa alega que encaminhou ofício à Gerência do Programa da Unidade Gestora de Projetos Especiais do Município de Belém, informando sobre o cadastro das redes de abastecimento e requerendo cópias dos projetos relativos à obra BRT com as possíveis interferências na rede de distribuição da água.

A Companhia afirma ter constatado que a adutora de 900 milímetros de diâmetro em ferro fundido, localizada no canteiro central do anel viário do Entroncamento "encontra-se sob o bloco de fundação B2 em construção, com sua geratriz superior externa a 20 centímetros da base do referido bloco, podendo acarretar sérios problemas no abastecimento de água aos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba e danos ao patrimônio da Cosanpa, em razão de possível e/ou provável rompimento da adutora".

A Cosanpa informou ainda que, diante do risco iminente, acionou a Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe), em conjunto com o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, que comprovou que o posicionamento do bloco de fundação acarretaria sérios riscos não só à adutora, mas ao abastecimento de água.

Para a autora da ação existe a necessidade de reposicionamento de toda a estrutura da obra do BRT, incluindo as estacas, a base e o pilar para fora da área da adutora com distanciamento mínimo de três metros da estrutura da obra às expensas do Município de Belém, ou o desfazimento/demolição da obra do BRT situada no Entroncamento.

Através dos documentos juntados à ação, o juiz Elder Lisboa verificou que assiste razão à Cosanpa, uma vez que o posicionamento do bloco de fundação sobre a adutora poderá acarretar sérios riscos ao abastecimento de água, “inclusive, inviabilizando qualquer tipo de intervenções emergenciais em caso de vazamento da adutora, causando uma tragédia de proporções inimagináveis”.

O magistrado ressaltou ainda em seu despacho que, “com a continuidade da obra nos moldes previstos, haverá um verdadeiro caos à população da região metropolitana de Belém, pois, amargará mais ainda com a falta d'água, que já é um serviço altamente deficitário”. Com o peso da estrutura e dos veículos que circularão pelo elevado, a obra se torna “uma tragédia anunciada”.

(DOL, com informações do TJE/PA)

Pesquisa Ibrape já encontra Salame na liderança.

Realizada há dez dias, pesquisa do Ibrape, mesmo instituto que trabalha pesquisas para o jornal Correio do Tocantins, encontrou o candidato João Salame na liderança da corrida eleitoral, no mesmo período de realização da terceira pesquisa Doxa Comunicação.

Registrada no TRE sob protocolo PA 00128/2012, pesquisa fez 488 entrevistas com margem de erro de 5%, para mais ou para menos.

Como a pesquisa está registrada e disponibilizada a conhecimento público, o blog libera seus números – com a ressalva de que a mesma foi feita há dez dias – portanto, sujeira a defasada pelo dinamismo da atual campanha.

A pesquisa nao pegou os efeitos da fala de Lula nem as consequências do debate da RBA.

Entre coordenadores da campanha de João Salame, o otimismo é geral, depois de conhecerem números de pesquisa interna realizada entre sábado e domingo.


PESQUISA ESTIMULADA





Observem, a seguir, no gráfico comparativo das pesquisas realizadas pelo Ibrape, duas delas publicadas no Correio do Tocantins, como o candidato João Salame subiu vertiginosamente, e seu adversário principal, Tião Miranda, caiu na mesma proporção.

É uma avalanche de migração de intenção de votos jamais vista. A chamada virada na corrida pela disputa da prefeitura, com Salame assumindo a liderança, e, neste momento, consolidando-a.



Dados da Pesquisa:

Número do protocolo: PA-00128/2012

Data de registro: 13/09/2012
Empresa contratada: Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública
Eleição: Eleições Municipais 2012
Contratante: Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública – CNPJ: 02.943.355/0001-40
Origem dos recursos: Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública – CNPJ: 02.943.355/0001-40
Pagante do trabalho: Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública – CNPJ: 02.943.355/0001-40
Valor (R$): 12.440,00
Estatístico responsável: Luciano Henrique Matos
Registro do estatístico no CONRE: 9168-A
Registro da empresa no CONRE: 5932/08

Metodologia de pesquisa:

Pesquisa de Opinião Pública Modalidade Quantitativa que consiste na realização de entrevistas pessoais junto ao eleitorado em estudo, com aplicação de questionários estruturados em um universo amostral dos eleitores residentes na sede do município de Marabá/PA, no período de 16 e 17 de Setembro de 2012.


Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

As entrevistas serão realizadas somente com eleitores que votam na sede do município de Marabá/PA, sendo todos com idade igual e superior a 16 anos, que se por tratar de amostragem representativa, as variáveis de sexo, faixa etária, formação escolar, rendimento mensal e localização domiciliar, a pesquisa é auto-ponderada, isto é, as proporções estão contidas na amostra conforme critério técnicos por amostragem aleatória. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

Após a conclusão do trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização e crítica técnica, que consiste na conferência de aplicação das “cotas amostrais” com adequação aos parâmetros estruturais e retorno, para “rechecagem”, de parte dos questionários. Agentes pesquisadores (entrevistadores de campo) especificamente treinados para o caso, são responsáveis pelas entrevistas pessoais e preenchimento de cotas amostrais. Todos os respectivos questionários são codificados e processados em modernos sistemas de computação.


Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.364/2011, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado):

——————————-

Atualização às 12:37



Poster recebeu telefonema do Diretor de Redação do Correio do Tocantins, Patrick Roberto, esclarecendo que a pesquisa do Ibrape não foi encomendada pelo jornal.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Lula se revolta: PSB se alia a tucanos em Belém.



O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva tem mais um motivo de contrariedade com o PSB. Em Belém, o partido aliou-se ao candidato do PSDB, Zenaldo Coutinho, deputado que liderou a oposição e foi um dos críticos mais ferozes ao governo Lula na Câmara dos Deputados. Na capital paraense, o PSB deu a vice de Zenaldo, Carla Martins. Zenaldo tem um perfil conservador e chegou a presidir a JPDS, a juventude do PDS, partido que apoiou o governo militar. O hoje tucano disputa uma vaga no segundo turno com o petistaAlfredo Costa e com o peemedebista José Priante.

Lula iguala ‘choque de gestão’ tucano à ‘tortura’




O adversário, José Serra, é o mesmo de 2010. O apadrinhado, Fernando Haddad, é tão neófito em urnas quanto era Dilma Rousseff. De diferente, apenas o palco reduzido –São Paulo em vez do Brasil— e o imprevisto Celso Russomanno a atrapalhar a idealizada disputa de dois pólos –PT versus PSDB.
Devolvido ao convívio com o microfone, seu melhor afrodisíaco, Lula exibiu a intenção de produzir no gogó a polarização que o pedaço do eleitorado pró-Russomanno lhe sonegou. Em discurso transmitido ao vivo pela internet, dirigiu-se a cerca de 3 mil militantes sindicais nesta terça (11). Foi sua estréia em atos públicos da campanha paulistana. Lula concentrou-se em Serra. Foi mimetizado por Haddad, que falou depois dele.
Em certos momentos, Lula carregou no veneno. “A palavra gestor é muito usada pelos tucanos”, disse a alturas tantas. “Eu nem bem entedida o que diabo era isso. Aí eu fiquei sabendo que era o cara que sabia administrar. Apareceu o choque de gestão. Eu disse: puxa vida, vai voltar a tortura no Brasil? Choque?!?”
Lula disse ter descoberto que o “choque” do PSDB também envolve suplícios: demissão, redução de salários, descaso com os mais pobres. Pôs-se, então, a realçar as “diferenças” entre a Era FHC e seus dois reinados. Apostou, segundo disse, noutro tipo de “eficiência”: a “competência administrativa” a serviço do ser humano.
Foi com “esse espírito”, segundo disse, que optou por convencer o PT a aceitar Haddad como candidato. “Não pensem que foi uma tarefa fácil”, realçou. “Muita gente dizia pra mim: ‘ô, Lula, o Fernando Haddad nem cumprimenta a gente’. E eu respondia: é porque ele tem vergonha, ele é tímido, não está habituado. A Dilma também era assim. Ela abraçava as pessoas de um jeito que eu dizia: ô, Dilma, aperta! Ela apertou. E gostou.” Haddad fará o mesmo, prometeu.
Lula içou 2010 ao topo da memória: “Na campanha da Dilma, uma coisa que discutimos com nossos aliados era se a campanha deveria terminar no enfrentamento direto com nosso adversário ou se precisava ter mais candidaturas para garantir o segundo turno. Achamos que era o enfrentamento direto. E deu certo a tese.”
Quanto a 2012, declarou: “Eu achava que era preciso construir uma candidatura nova em São Paulo. Alguém que nunca tivesse disputado cargo, mas que tivesse compromisso com o partido” e tudo o que vem junto com a sigla: o movimento social, os sindicatos, os moradores de rua e, sobretudo, a militância.
Num instante em que o Datafolha informa que Haddad está a três pontos de Serra, Lula adulou o militante. Equiparou-o à torcida de times como Flamengo e Corinthias: o militante é “um jogador a mais”, um personagem que “faz a diferença.” Pôs-se, então, a enaltecer Haddad e a gestão dele na pasta da Educação.
O ex-soberano reeditou um velho mote que costuma usar nos embates com o PSDB –os pobres contra os ricos. Disse estar cansado de gente que, em campanha, trata pobre “como se fosse rei.” Abertas as urnas, passa a tratá-lo “como se fosse bandido.” Embora já meio esgarçada, a retórica ainda eletrifica a plateia. “Achei que era preciso alguém que desse na campanha o sangue da novidade.”
Haddad foi ao microfone no vácuo do padrinho. Meio sem jeito, pediu desculpas antecipadas pelos efeitos da comparação. “É a primeira vez que eu falo em público depois do presidente Lula.” Na véspera, criticara Russomanno –um “salto no escuro”. Censurado por José Dirceu –“erro primário”— cuidou de ecoar Lula, concentrando-se em Serra e no tucanato.
Grudou o antogonista a dois personagens que as pesquisas internas do PT apontam como aliados molestos: FHC e o prefeito Gilberto Kassab. Sobre FHC, disse que, “catedrático”, tirou milhões do orçamento da Educação. Lula, “o operário”, restituiu “cada centavo”. Quanto a Kassab, apresentou-o como um legado de Serra à cidade de São Paulo.
“Nao é só o fato de ter abandonado a prefeitura que é grave, é o fato de ter abandonado lá o Kassab, que não tem a menor vocação para administrar o que quer que seja…” Referiu-se a Serra como “prefeito de meio mandato, de meio expediente.” Acusou-o de espalhar “mentiras” sobre o “bilhete único mensal”, cereja de sua plataforma eleitoral.
De resto, Haddad declarou que o rival tucano prevalecera sobre Marta Suplicy, em 2004, enrolado na bandeira da saúde. Hoje, disse Haddad, metade dos paulistanos enxerga justamente na área da saúde as principais debilidades no rol de serviços prestados pela prefeitura.
Segundo o Datafolha, Russomanno oscilou três pontos para baixo. Mas continua a liderar a corrida, agora com 32%. Serra escorregou um ponto para baixo. Foi a 20%. Haddad oscilou um ponto para cima: 17%.
Estatisticamente, continuam tecnicamente empatados. Mas a distância entre os dois encurtou-se de cinco para três pontos. Quer dizer: a polarização ansiada por Lula transferiu-se para a disputa pela vice-liderança. Vale um bilhete único para o segundo turno.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ESSA É A UNIÃO POR BELÉM DE ZENALDO...


ESSA É A UNIÃO POR BELÉM DE ZENALDO...

Está aqui a prova cabal de que o grande culpado pela desarrazoada administração de Duciomar Costa em Belém foi Simão Jatene... Pode ver que o cartaz atrás da foto mostra o número 14, legenda de DUDU.
E agora, Zenaldo Coutinho diz que Duciomar fez uma gestão péssima e que ele vai fazer melhor.
Pergunto: com que autoridade, já que eles, os tucanos, foram responsáveis pela eleição do DUDU.

JTB Notícias | Dino arranca para a vitória com 52% dos votos

E DINO DE NOVO COM A FORÇA DO POVO.