quinta-feira, 21 de março de 2013

Jarbas Vasconcelos


Ontem, audiência na secretaria de segurança pública. Terminei o dia de ontem alegre e triste. Alegre, porque a secretaria nacional de direitos humanos da Presidência da República veio ao Pará e colocou a União à disposição das autoridades locais para elucidar o crime que vitimou nosso colega,Jorge Pimentel. União e Estado juntos para punirem essa grave violação aos direitos humanos. Triste, porque ainda falta fazer muito para que tenhamos no Brasil um eficiente sistema de segurança pública. A verdade é que não fosse o peso da nossa Veneranda instituição, o crime teria tudo para ser daqueles que param no depósito dos inquéritos arquivados, que são, diga-se, a grande maioria. E crime não solucionado é o principal alimento que nutre a violência e a impunidade.
Reforço, portanto, minha convicção de que o maior desafio estratégico do Brasil é modernizar o seu sistema de Justiça! Ou vencemos este desafio ou estaremos condenados a viver na periferia da civilização!Ontem, audiência na secretaria de segurança pública. Terminei o dia de ontem alegre e triste. Alegre, porque a secretaria nacional de direitos humanos da Presidência da República veio ao Pará e colocou a União à disposição das autoridades locais para elucidar o crime que vitimou nosso colega,Jorge Pimentel. União e Estado juntos para punirem essa grave violação aos direitos humanos. Triste, porque ainda falta fazer muito para que tenhamos no Brasil um eficiente sistema de segurança pública. A verdade é que não fosse o peso da nossa Veneranda instituição, o crime teria tudo para ser daqueles que param no depósito dos inquéritos arquivados, que são, diga-se, a grande maioria. E crime não solucionado é o principal alimento que nutre a violência e a impunidade.
Reforço, portanto, minha convicção de que o maior desafio estratégico do Brasil é modernizar o seu sistema de Justiça! Ou vencemos este desafio ou estaremos condenados a viver na periferia da civilização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário