Nesta sexta-feira, 18, às 16h, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), participa da "Homenagem às Iyás e Iyalodês", que traz roda de conversa, palestras e cineclube. O evento faz parte da programação que celebra o "Dia da Umbanda e das regiões Afro-brasileiras de Belém e do Estado do Pará", e será realizado no Instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolvimento Social.
O dia 18 de março foi legitimado, por meio de lei municipal e estadual, e registra a luta de Mãe Doca, que enfrentou, no início do século XX, ameaças policiais de repressão às cerimônias afro-religiosas. Mesmo sofrendo ameaças, Mãe Doca continuou cultuando Deuses africanos e indígenas. A data tornou-se sinônimo de preservação cultural, religiosa e de diversos conhecimentos tradicionais. Além disso, o dia relembra a longa historia de resistência contra a intolerância e preconceitos sofridos pelos praticantes dessa religião.
A SEJUDH, por meio da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas de Igualdade Racial, apoia eventos como esse, e segue amparando as causas dos povos minoritários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário