quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

UNE DE LUTO: MORREU NEUTON MIRANDA




O blog recebeu, e reproduz com o destaque que o homenageado merece, a manifestação pública de pesar da UNE, a União Nacional dos Estudantes, a propósito da morte de Neuton Miranda, presidente regional e militante histórico do PC do B, e que também estava à frente da Superintendência do Patrimônio da União do Pará.

UNE DE LUTO: MORREU NEUTON MIRANDA

Os últimos dias foram de imensa tristeza e luto para o povo do Pará. Aproximadamente às 23 horas do último sábado falecia Neuton Miranda, vítima de um enfarto enquanto distribuía títulos de terra para ribeirinhos da cidade de Belterra (PA), a serviço da Gerência Regional do Patrimônio da União.

O falecimento de Neuton é uma perda irreparável não só para os militantes do PC do B, partido do qual era presidente no Pará, mas sim para toda a sociedade brasileira e mais intensamente para aqueles partidos e movimentos que tem em suas raízes a identificação com as causas dos trabalhadores.

A nossa nação perdeu um valoroso cidadão e a esquerda brasileira terá que seguir caminho na ausência de seu mestre determinado e inconteste líder. A União Nacional dos Estudantes, entidade que durante seus mais de 72 anos de história sempre esteve presente nas lutas populares, se sente no dever de prestar a última homenagem a este grande lutador do povo que foi Neuton Miranda.

Foi quando assumiu a tarefa de ser vice presidente da UNE na gestão encabeçada pelo valoroso Honestino Guimarães, até hoje desaparecido por ousar enfrentar o regime de exceção, que a história de Neuton se cruzou com a história da UNE em um dos momentos mais decisivos da luta política, momento em que os estudantes se mobilizavam no país inteiro para resistir à atroz ditadura que usurpou dos brasileiros a oportunidade de viver em uma sociedade com o mínimo de legalidade democrática. Mesmo na clandestinidade o camarada “Viet” (codinome clandestino) não se eximiu de ajudar a construir a nossa entidade, escrevendo seu nome na história da resistência estudantil.

Todas as dificuldades impostas pela vida foram sempre superadas de forma coerente e sábia por este grande militante. Sua vida foi marcada pelo vigor revolucionário dos justos e pela valentia de um guerreiro que morre sem nunca ter baixado a cabeça ou estremecido em suas convicções nos momentos em que era atacado pelas elites e pelos oligarcas aos quais combatia.

É por isso que a União Nacional dos Estudantes também chora a morte de Neuton Miranda e ao mesmo tempo conclama todos os estudantes a manterem a sua luta, pois seu exemplo de vida engrandece a rebeldia da juventude e dignifica a honra e a glória daqueles que bravamente fizeram a opção de cerrar fileira ao lado das lutas do povo.

A UNE lamenta a grande perda na certeza de que as lembranças do nosso ex-vice presidente, que hoje nos fazem chorar, desde já nos impõem o dever de continuar seu legado, imbuídos da mesma convicção inabalável que lhe caracterizou em vida.

O homem se foi, mas sua biografia e seus ideais continuarão eternamente a embalar os sonhos daqueles em cujos corações ainda arde a chama revolucionária do socialismo e a certeza de que só a luta muda a vida.

Neuton Miranda, presente!


Fausto Bulcão Neto.
Vice-presidente PA/AP da UNE.

DILMA BRILHA MAIS UMA ESTRELA DO PT.




Este é o momento de entrarmos para História e demonstrar o quanto a Nação brasileira ruma em direção ao desenvolvimento não apenas econômico, mas de crescimento desta nobre Nação feita por um povo cada vez mais orgulhoso e novamente esperançoso e sonhador. Homens, mulheres, idosos e jovens que acompanharam finalmente o pobre na mesma universidade de medicina que o rico, graças ao ProUni. Que acompanharam munícipios antes devastados pela miséria total poderem gerar renda e crescimento ao comércio local como ocorreu no interior do Piauí, graças ao Bolsa Família (alvo de elogios em países como França e Inglaterra). Fazer de Dilma Roussef a primeira Presidenta do Brasil é mais do que meramente colocarmos uma faixa presidenciável em uma brasileira que luta por esta nação desde quando decidiu enfrentar as piores páginas históricas do Brasil representada por uma ditadura que por muitas vezes foi lembrada por uma mídia marrom como “ditabranda”. Fazer de Dilma a próxima presidenta significa sacramentar mais um mandato de um partido reconhecido mundialmente como aquele que melhor enfrentou a crise mundial. Garantir a continuidade do crescimento das classes sociais, onde pudemos acompanhar o maior feito nacional ao se acompanhar de 2005 a 2008 6,7 milhões de brasileiros deixando a linha da pobreza e podendo finalmente almejar eletroeletrônicos e produtos de consumo antes exclusivos das classes sociais acima. 2010 será o ano da Presidenta da República que nestes oito anos de Governo ajudou a devolver ao brasileiro o orgulho de ser simplesmente brasileiro. 2010 é uma data decisiva em apoiar o crescimento do Estado brasileiro ou retornar a períodos em que convivíamos com salários de 150 reais e acostumavámos a ouvir a Nação brandar em alto e bom som nas ruas frases de indignação como “Fim do arroxo salarial”. Ou que teve que conviver em asssitir a tercerização dos serviços públicos e a venda de empresas como a Vale que tanto poderia está rendendo a nação como a Petrobrás irá oferecer devido a luta de um Governo que lutou contra PSDB’s, Democratas e PPS que tanto queriam entrar mais uma vez um símbolo nacional ao capital estrangeiro. Orgulha-me saber que esta mesma mídia nativa que aprendeu em séculos a proteger aqueles que sempre mandaram neste País, a elite dominante, ter que anunciar a glorificação do simples metalúrgico sindicalista ter a maior aprovação popular da história deste País. Demonstrando, assim, que preconceitos, plantados por esta mesma mídia, que ecoavam na mente do povo brasileiro contra este grande homem denominado Luis Inácio foram extintos em meio a índices de satisfação popular.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Domingo, 21 de fevereiro de 2010 Neuton Miranda, presente! Saudades Camarada




Hoje fiquei sabendo da morte deste grande camarada e meu amigo, Neuton era um grande sonhador que viu muitos dos seus sonhos serem realizados um verdadeiro comunista, a todos meus amigos do PCdoB e ao familiares meus pêsames e contem semprem comigo.
Neuton Miranda, PRESENTE!!!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

DE PAI PARA FILHO. FELIZ ANIVERSARIO.



domingo, 14 de fevereiro de 2010
Mais de como o PT entrou na minha vida

Trago ao topo comentário do meu pai, Alberto Puty, no artigo Como o PT entrou na minha vida e bem mais tarde comento a noite da folia. Meu pai exagerou em alguns detalhes, como na minha classificação para o vestibular.
Mas é meu pai, né gente!
=
Como você mencionou meu nome do seu blog, relembrando situações da década de 70, achei interessante adicionar outras lembranças.
É claro que não poderia me lembrar de todas as perguntas que você fazia, quando criança, pois eram muitas, sobre os mais diversos assuntos.
Lembro-me que tentava responder a todas, mas nem sempre o satisfazia e a mesma pergunta era feita a sua mãe.
Um fato que me impressionou, quanto você tinha 3 anos, foi seu interesse pelas revistas em quadrinhos (Pato Donald, Mickey, etc), mesmo não sabendo ler, passava horas com as revistas, vendo os quadrinhos e parecendo estar entendendo. Resultado, nos anos posteriores passou a fazer coleção dessas revistas, que tinha como seu tesouro.
Você foi leitor assíduo do jornal Folha de S.Paulo e da revista Veja nas décadas de 70 e 80, órgãos de informação dos quais eu era assinante. A partir dos 13 anos passou a ficar isolado no seu quarto, e não o via a não ser nos horários das refeições. Na época não sabia que seu isolamento era em razão de ser um “devorador de livros”, principalmente de minha biblioteca que tinha muitos volumes relacionados a assuntos de economia, política e filosofia.
O isolamento e também o aparecimento de uma grande timidez me deixou preocupado. Eu tinha que fazer algo para mudar isso.
Achava que através da música poderia modificar seu comportamento. Assim, tentei por diversas vezes lhe induzir para o aprendizado do piano, violino, violão, sem sucesso.
Estava, pela insistência, sendo um chato, até que um dia, no café da manhã, ocorreu-me dizer mais ou menos o seguinte: “você já prestou atenção que uma pessoa que toca violão, ao entrar em um ambiente parece que o ilumina, logo as pessoas ficam em sua volta. No caso de um rapaz, logo se reúnem em sua volta um grupo de garotas e algumas até se tornam tietes dele” . Nem eu nem você falamos qualquer coisa a respeito, apenas senti aquele mesmo olhar das outras vezes e eu terminei o café da manhã com a sensação de frustração.
Porém, ao chegar do trabalho do Banco da Amazônia, no final da tarde, o encontrei e você foi logo dizendo: Pai, compra um violão para mim. Você já sabia tudo a respeito: local da loja, marca e o preço. Dois anos após você já tocava relativamente bem seu violão e cantava, embora um pouco desafinado.
Não tenho dúvida que isto contribuiu para seu desenvolvimento pessoal, eliminação da timidez etc., pois aos 16 anos já estava metido nas passeatas por meia passagem, inclusive fazendo discursos. Foi nessa época que você veio falar comigo para entrar no PT, e eu lhe disse que não me opunha desde que continuasse a ser estudioso.
Você começou a militar no PT e foi o primeiro lugar no Vestibular do curso de Economia no Moderno (antes da Unama) e na UFPA foi o segundo lugar geral da Universidade e o primeiro lugar em Economia.
Daí em diante você conciliou o trabalho de militante político com estudo.
Durante o seu período na UFPA me lembro do fusquinha que você tinha mas que servia para tudo, inclusive, nas épocas de eleição para transporte de colegas e materiais das colagens e pichações. Porém, como não era dada qualquer manutenção, com o tempo passou a não ter as mínimas condições de trafegabilidade, até o freio utilizado era o manual . Então por questão de segurança teve que ser vendido.
Fico por aqui, para não elastecer mais o texto que já está grande. Quero dizer que me orgulho de você pelo que você é e também pelo que você representa como um dos valores que aflora neste momento político.
Avante! Um grande abraço do teu pai.
Alberto Puty
Postado por Blog Do puty

Adorei os seguintes comentarios o 1 muito bem articulado e bonito e o segundo de sua Irmã que está em São Paulo numa grande demostração de que a distancia nada significa perante o amor.

1 - Seu Alberto,
Que Delícia o seu texto. As suas palavras, com sinceridade de minh’alma, muito me comoveram.
Digo isso, seu Alberto, nem tanto pelo conteúdo que nele o senhor consegue imprimir – conteúdo que por si só já fala bem alto, mas tão alto que chega a ser um grito sobre os telhados.
Mas me refiro, sobretudo, ao carinho, ao afeto e ao cuidado que estão latentes em cada palavra ali escrita. É a voz de um pai. E é justamente isso que é muito bacana.
As palavras são apenas palavras, seu Alberto. No entanto, quando elas brotam da experiência de um amor concreto e pragmático de uma pessoa – que, antes de falar, amou –, as palavras automaticamente adquirem sacralidade.
E essas palavras, seu Alberto, eu não tenho dúvida disso, estavam “escritas” muito antes de o senhor pô-las num papel. Elas foram escritas quando o senhor tomou a decisão de ter um filho. Por isso elas são alma e coração. E por falar em coração, seu Alberto, o seu caminhará – sempre – por caminhos que estão fora do seu corpo. E o seu texto nos remete a isso. Vislumbro ali a sua eternização.
E é isso mesmo, seu Alberto, eternizamo-nos pela paternidade. No entanto, disso estou convencido, não uma paternidade apenas biológica, que esta é muito fácil de ser num átimo de tempo.
Mas nos tornamos verdadeiramente eternos quando assumimos, de corpo e alma, ainda que secretamente, a nossa paternagem. Ou seja, quando amamos, com os músculos, com os braços, e não apenas com a boca. E, como diz o famoso psiquiatra Içami Tiba, cuidar é amar.
Bachelard, o grande pensador, que a alma sensível misturou ciência e poesia, amava os ninhos e escreveu sobre eles. Imaginou que, “para o pássaro, o ninho é indiscutivelmente uma cálida e doce morada. É uma casa de vida: continua a envolver o pássaro que sai do ovo. Para este, o ninho é uma penugem externa antes que a pele nua encontre sua penugem corporal.“ E a paternagem é isso, seu Alberto: ser ninho para os filhos.
Vinícius de Moraes, no poema Pedro meu filho, escreveu: “Eu, muitas noites, me debrucei sobre o teu berço e verti sobre teu pequenino corpo adormecido as minhas mais indefesas lágrimas de amor, e pedi a todas as divindades que cravassem na minha carne as farpas feitas para a tua“.
Obrigado, seu Alberto. Hoje parei e pensei o quão importante é ser paterno. E posso ser paterno quando, no meu dia-a-dia, me disponho a ser ninho para aqueles que precisam do meu cuidado.
E a paternagem é isso mesmo, seu Alberto: amar concretamente cada um, sem exceção, que passa ao meu lado no momento presente da vida.

Quarta-feira, 17 Fevereiro, 2010

2 - FabPuty disse...
Claudio e pai, é com lagrimas nos olhos que digo: parabéns e obrigada!!! Para os dois!!
Parabéns pela dedicação, empenho e principalmente pelo idealismo!
E obrigada por serem minha inspiracao em transformar esse mundo num habitat melhor.
Saudades! saudades!
Até breve!

me lembrou a musica do cantor Fabio Junior. "PAI"

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

VASCO !!!!

ESSE E O TIME>



CHORADO IMPERADOR DAR TXAU PRA GALERA RSRSRSRS.

Mulheres (homenagem a Kelly Serejo alguem muito especial )

"Certo dia parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas. São espiãs. Espiãs de Deus, disfarçadas entre nós.

Pare para refletir sobre o sexto-sentido.
Alguém duvida de que ele exista?

E como explicar que ela saiba exatamente qual mulher, entre as presentes, em uma reunião, seja aquela que dá em cima de você?

E quando ela antecipa que alguém tem algo contra você, que alguém está ficando doente ou que você quer terminar o relacionamento?

E quando ela diz que vai fazer frio e manda você levar um casaco? Rio de Janeiro, 40 graus, você vai pegar um avião pra São Paulo. Só meia-hora de vôo. Ela fala pra você levar um casaco, porque "vai fazer frio". Você não leva. O que acontece?
O avião fica preso no tráfego, em terra, por quase duas horas, depois que você já entrou, antes de decolar. O ar condicionado chega a pingar gelo de tanto frio que faz lá dentro!
"Leve um sapato extra na mala, querido.
Vai que você pisa numa poça..."
Se você não levar o "sapato extra", meu amigo, leve dinheiro extra para comprar outro. Pois o seu estará, sem dúvida, molhado...

O sexto-sentido não faz sentido!

É a comunicação direta com Deus!
Assim é muito fácil...
As mulheres são mães!

E preparam, literalmente, gente dentro de si.
Será que Deus confiaria tamanha responsabilidade a um reles mortal?

E não satisfeitas em ensinar a vida elas insistem em ensinar a vivê-la, de forma íntegra, oferecendo amor incondicional e disponibilidade integral.
Fala-se em "praga de mãe", "amor de mãe", "coração de mãe"...

Tudo isso é meio mágico...
Talvez Ele tenha instalado o dispositivo "coração de mãe" nos "anjos da guarda" de Seus filhos (que, aliás, foram criados à Sua imagem e semelhança).

As mulheres choram. Ou vazam? Ou extravazam?

Homens também choram, mas é um choro diferente. As lágrimas das mulheres têm um não sei quê que não quer chorar, um não sei quê de fragilidade, um não sei quê de amor, um não sei quê de tempero divino, que tem um efeito devastador sobre os homens...

É choro feminino. É choro de mulher...

Já viram como as mulheres conversam com os olhos?

Elas conseguem pedir uma à outra para mudar de assunto com apenas um olhar.
Elas fazem um comentário sarcástico com outro olhar.
E apontam uma terceira pessoa com outro olhar.
Quantos tipos de olhar existem?

Elas conhecem todos...

Parece que freqüentam escolas diferentes das que freqüentam os homens!
E é com um desses milhões de olhares que elas enfeitiçam os homens.

EN-FEI-TI-ÇAM !

E tem mais! No tocante às profissões, por que se concentram nas áreas de Humanas?
Para estudar os homens, é claro!
Embora algumas disfarcem e estudem Exatas...

Nem mesmo Freud se arriscou a adentrar nessa seara. Ele, que estudou, como poucos, o comportamento humano, disse que a mulher era "um continente obscuro".
Quer evidência maior do que essa?
Qualquer um que ama se aproxima de Deus.
E com as mulheres também é assim.

O amor as leva para perto dEle, já que Ele é o próprio amor. Por isso dizem "estar nas nuvens", quando apaixonadas.
É sabido que as mulheres confundem sexo e amor.
E isso seria uma falha, se não obrigasse os homens a uma atitude mais sensível e respeitosa com a própria vida.
Pena que eles nunca verão as mulheres-anjos que têm ao lado.
Com todo esse amor de mãe, esposa e amiga, elas ainda são mulheres a maior parte do tempo.
Mas elas são anjos depois do sexo-amor.
É nessa hora que elas se sentem o próprio amor encarnado e voltam a ser anjos.
E levitam.
Algumas até voam.
Mas os homens não sabem disso.
E nem poderiam.
Porque são tomados por um encantamento
que os faz dormir nessa hora."

Luís Fernando Veríssimo
Postado por anajulia13.blogspot.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ProJovem vai para secretaria ligada a Cláudio Puty



A partir de hoje, data da publicação do decreto assinado pela governadora Ana Júlia, o ProJovem sai do âmbito da Casa Civil e passa para o comando da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes).
No dia 4 de fevereiro passado, o blog adiantou que isso aconteceria.
A transferência se encaixa como uma luva nas pretensões eleitorais de Cláudio Puty, que está de saída da Casa Civil.
O ProJovem é a menina dos olhos do ainda secretário, que é pré-candidato a deputado federal pela DS (Democracia Socilista), tendência petista.
E tanto é assim que, como também mostrou o blog, seu orçamento no ano passado deu um salto estratosférico de R$ 2,4 milhões para R$ 16 milhões.
Por que a Sedes foi a escolhida para gerenciar o ProJovem. Porque a secretária da pasta, Eutália Rodrigues, é ligadíssima a Puty e seu grupo.
A transferência do programa é o segundo ato do governo Ana Júlia esvaziando a Casa Civil, que passará, a partir de março, a ser chefiada pelo santareno Everaldo Martins Filho. O primeiro consistiu em transferir para o Gabinete da Governadora a incumbência de autorizar o deslocamento de aeronaves.
Abaixo, a íntegra do decreto publicado no DO desta terça-feira.

-------------------------------------------

DECRETO Nº.2.111, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2010
Altera o Decreto nº. 1.131, de 15 de julho de 2008, que Institui o Comitê Gestor Estadual Unificado do Programa Nacional de Inclusão de Jovens-PROJOVEM e dá outras providências.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO PARÁ, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, inciso V, da Constituição Estadual,

D E C R E T A:

Art. 1° O parágrafo terceiro do art. 2º do Decreto nº. 1.131, de 15 de julho de 2008, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 2º...

§ 3º Compete à Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social a coordenação executiva do Comitê Gestor do Programa, com auxílio dos órgãos envolvidos, e a disponibilização logística necessária à implementação do Programa.
...”

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO, 8 DE FEVEREIRO DE 2010.

ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA
Governadora do Estado


O erro de descentralização
De um Anônimo, sobre a postagem O jogo arriscado de Ana Júlia:

Quem trabalha na área da infância e juventude sabe o quão é ruim a descentralização política no governo estadual.
Foi uma decisão equivocada deixar o Projovem e Casa de Juventude sob a responsabilidade da Casa Civil, até porque existem a Sedes, com o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, a Funcap e a Sejudh, com a Coordenadoria de Políticas para a Juventude.
E num Estado onde vemos os direitos da população infantojuvenil sendo violados diariamente, a centralização e otimização das políticas voltadas para este segmento social deveriam ter sido feitas desde o início e não agora por motivos eleitoreiros.
Até em Brasília isso não é visto com bons olhos...

No Gramado do Mangueirão - O novo comentarista de futebol

http://edilzafontes.blogspot.com/2010/02/no-gramado-do-mangueirao-o-novo.html

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Secretário Claudio Puty não ficará sem emprego após a sua saída, ontem vimos ele atuando na sua nova função no governo.
Postado por Edilza Joana Oliveira Fontes às 05:57
Reações:

12 comentários:
Anônimo disse...
O que mais falta ele ser para conseguir emplacar sua candidatura? vamos a lista:
Professor - ok
Secretário - ok
Chefe da Casa Civil - ok
Blogueiro - ok
Comentarista de RexPA - ok

Pode tentar ser tbm:
Animador de festa de criança
Dj de aparelhagen
Chorão de enterro
Participante de Reality Show
Puxador de Quadrilha Junina
Gogo boy de boate gay

enfim....

Pode ser tudo, mas mesmo assim acho que ele não ganha.

Pow Edilza publica essa que é boa

Carlos Resque

8 de fevereiro de 2010 08:44
Anônimo disse...
Essa é boa, kkkkkkk, vou dar uma dica, em tempos de carnaval que tal se ele fosse puxador de trio elétrico, kkkkkk, se ele tivesse o cacife da Ivete poderia trazer a Beyonce pra Belém, ou tentar um show da Madona, aí ele fazia a abertura do show com um teatro de bonecos, a AJ seria o ventriloco, AJ assina o decreto esvaziando a CC, e ela assinava, AJ exoneram, AJ nomeia, kkkkkkk muito bom esse Carlos Resque, no mais concordo q ele ñ leva.

8 de fevereiro de 2010 09:23
Anônimo disse...
Ele poderia ser bicheiro, passista de escola de samba, drag, ator de novela e o melhor de td isso é que ele é candidato, o mais engraçado de tds, enquanto os que vão ganhar estão tranquilos articulando suas bases, ele tá desesperado tentando aparecer de qualquer jeito, é meio rídiculo, e o pior, ainda aceitou ser assessor especial, tenha a santa paciência, imagino como os assessores puxa saco dele estão.

8 de fevereiro de 2010 09:27
Chico Feitosa Jr. disse...
Não achei td isso... Acredito q ele tem todo o direito de ir no campo de futebol, ele é torcedor do remo se não me engano, qual é o problema nisso...
Acho q a Sra. Professora Edilza, quer ganhar a atenção da mídia com seus comentários acerca da atuação do Puty no cenário atual da nossa política, apenas pq o caminho q trilhou não emplacou. Pq se emplacasse, com certeza a Sra. estaria lá no mangueirão também de braços dados com o Puty e a Governadora. E com certeza o Puty não vai ficar sem emprego quando sair do governo, assim como a Sra. não ficou.

8 de fevereiro de 2010 10:16
Anônimo disse...
Feio pra senhora...muito ressentido e invejoso...agora o cidadão não pode nem ir ao mangueirão ver um Re x Pa?

8 de fevereiro de 2010 12:12
Vicente Cidade disse...
Profª Edilza,
Desculpe, mas acho que a senhora está perdendo a linha. Não pela brincadeira, que foi até engraçada, embora de mal gosto, mais porque a senhora está perdendo a sua coerência.
Quem tem acompanhado seu blog, como eu, vejo cada vez mais uma figura completamente diferente daquela que organizava a DS e o PT.
Não entendo como a senhora, a não ser pela mágoa, consegue defender esse golpe sujo dado pelo CNB no governo, com chantagens e sujeiras de gente que merece pouco respeito e que jogaram o PT numa lama comum com a prática do mensalão, por exemplo.
Me conpadece vê-la defender Jader e Duciomar como grandes estrategistas, quando a revolta de ambos com a DS é o limite imposto para negociações com essas figuras. Para quem até bem pouco tempo atrás se dizia socialista, sua aproximação do CNB é mesmo muito contraditória.

8 de fevereiro de 2010 12:33
Anônimo disse...
companheira Edilza pare com isso a senhora expoem o Pt e suas lideranças de forma tão cruel quanto o blog do Barata tenho certeza que a senhora não criou este espaço pra criar guerras e fazer trocadilhos ofensivos contra companheiros do PT, será necessaria uma intenverção do PT/PA estilo Charles Alcantara pra que a senhora veja que nossos verdadeiros inimogos são os tucanos e não a governadora e o até então chefe da casa civil Senhor Claudio Puty.
E antes senhora que sou DAS ou que sou do grupo do chefe da casa civil quero lhe dizer que não faço parte do grupo que cerca o chefe da casa civil.
coloca um quadro do nosso partido de bobo de corte ou seja lá como coringa, isolado, despretigiado, e no minimo uma vingança pela traição que a senhora sofreu dos seus ex assessores( Mauro e Birá).
Pelo andar das coisas a senhora terá que engolir O puty sim por que ele pareçe o Lula quanto batem nele mais ele sobe.
Outra coisas que tala a senhora dizer por que o PTP não funcionou como O O.P da prefeitura de Belém será que foi incompetencia e só pra lembrar o chefe da casa civil era o charles seu amigo e aliado.

8 de fevereiro de 2010 12:35
Anônimo disse...
cuidado Puty com cuca.
cuidado puty que cuca te pega.
ou pensar que pega.
rsrsrsrsrsrs
bora ver até onde a senhora e democratica.

8 de fevereiro de 2010 12:41
Anônimo disse...
Chico feitosa Jr., os comentários faram feitos pelos leitores e não pela Profª Edilza.
Como blogueira a Edilza só está colocando o que é realidade. Todos nós vimos na TV Cultura. Um pré-candidato, Secretário, em um campo de futubol só torcendo?!! Fala sério chico!!!
Tá claro que o PUTY está de forma deselegante vendendo sua própria imagem.
Porém, dizem que vale tudo nessas horas.
Agora chico, sem ingenuidade. Já penspu se PUTY não se eleger? Te proucupas com isso e derrepente tu vais cair na real.

8 de fevereiro de 2010 13:20
Anônimo disse...
Ao Vicente Cidade,

quer dizer que a Professora Edilza está errada porque defendeu a postura adotada pela CNB? e o certo está o Puty? tripudiando de aliados e do próprio PT e deixou com a sua postura, a governadora de saia justa, na eminência de perder importantes aliados, imprescendíveis para a sua reeleição. A análise da professora Edilza é baseada em fatos e dados, ela não está a inventar nada e está certissíma em querer postura ética desse Senhor Claudio Puty e respeito para com os deputados do Próprio PT. Se existem mensaleiros como você afirma, porque vc. e esse senhor puty não fizerem movimento para expulsão deles? já que sujam o PT. Não faz sabe porquê? pergunte a ele como ele está conseguindo cooptar recursos para a sua campanha,cobre dele dignidade e transparência na sua prestação de contas, pergunte a prefeitos o que os Assessores que o representam fazem? ora seu Vicente Cidade, vim dizer que a Professora está errada e não é socialista pq. critica a falta de dignidade desse senhor, paciência, só mesmo quem está a ser contemplado de alguma maneira para defendê-lo. Quer dizer que a Deputada Bearnadete, o Zé geraldo, O Ganzer, o Beto Faro, Paulo Rocha, a Prefeita Maria do Carmo, jogaram o PT na lama? na lama estava a jogar esse senhor Puty e gente como vc, que estão pensando só em vcs. mesmo que isso implique a não eleição de Ana Júlia. Ainda bem que existem pessoas como eles e a professora Edilza, que lutam para salvar o que esse senhor estava destruindo "o PT". Quanto a análise dela em relação ao Deputado Jader e o Prefeito Duciomar de chamá-los de grandes estratégistas, os fatos falam por si, tanto é que o PT está na depência deles. Agora se o Governo estivesse muito bem obrigado!não precisaria passar por isso que ai está, e, não foi por falta de aviso, pode ter certeza, mas, as eminencias pardas do governo achavam que só eles se bastavam e o resultado tai!.

Continue Professora, sendo clara e nos deixando a par do que realmente acontece. Sucesso!!!

8 de fevereiro de 2010 15:55
Edilza Joana Oliveira Fontes disse...
O anônimo que respondeu ao assessor da casa civil Vicente Cidade já disse o que eu penso. Obrigada.

9 de fevereiro de 2010 02:52
Anônimo disse...
iiihhhh, esse povo todo inflamado é da DS mesmo??!!, toma-te, kkkk. MANDA BOMBA EDILZAAA!!!

9 de fevereiro de 2010 07:01
Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início

Assinar: Postar comentários (Atom)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A DS tem a força do povo




Na foto o futuro Dep. federal Claudio Puty e com muita possibilidade dep.estadual Edilson Moura e dep.estadual Suely oliveira .
Correm por fora da maquina do governo o Ademir Martins que teve 12 mil votos na eleição passada para dep. estadual.
O Nonatinho da Fetraf, O ferreirinha ex PSB e atualmente no PT. E com poucas chances o Raimundo ex-Incra ex pt pra valer e atualmente na DS.
A Ds tem um time bom só falta organizar mais o meio de campo que ai a galera vai ao delirio.
a Capitã desse time e claro e a nossa estrela Ana julia.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Jogo Aberto de Charles Alcântara


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010


Parabenizo-a, antes de tudo, pela entrevista esclarecedora concedida a Carlos Mendes e Francisco Sidou, na edição do último sábado (30/01) do programa Jogo Aberto, na Rádio Tabajara.

Foste serena, franca e elegante.

Jogaste aberto, como esperam os ouvintes do programa, tão bem conduzido pelo apresentador.

Aliás, foi a partir da tua assertiva de que o governo de Ana Júlia é e, ao mesmo tempo, não é do PT, que me ocorreram algumas indagações acerca da intrincada relação entre estes entes, partido e governo, no contexto da crise que se instalou no Pará, aparentemente superada pela antecipação da saída dos secretários-candidatos.

O paradoxo de ser e não ser, quando nos referimos ao governo e ao PT, nada tem de incoerente. Vejamos.

O governo é do PT por que Ana Júlia é do PT; por que o programa (intenções, compromissos, projetos) identifica-se com o PT; por que a subjetividade (símbolos, discurso) está associada ao PT; por que a objetividade (exercício do governo) está a cargo, principalmente, de lideranças do PT.

Não emitirei juízos sobre o mérito do programa, ideário, discurso, valores e prática política do PT, hodiernamente, para que eu possa, por ora, deter-me na relação entre partido e governo.

Pois bem.

Mas o governo não pertence ao PT, por que há fossos - mais ou menos largos, mais ou menos superáveis – que separam as intenções da ação.

Há fossos que separam a agenda política desejada e desenhada, da agenda política que se apresenta ao governante no exercício do governo, notadamente em razão da correlação de forças dos atores sociais em disputa.

O governo é permanentemente tensionado a responder às demandas desses atores sociais e, a depender do capital social de que dispõe, tem mais ou menos “musculatura” para resistir a determinadas pressões ou para mitigá-las, ao menos.

Vale ressaltar que o capital social de que dispõe o governo não é fruto do acaso, mas das escolhas feitas pelo governante, da ação planejada, da consistência programática, da capacidade de liderança.

O governo de Ana Júlia não pertence ao PT, mas dele precisa, como precisa de outros atores sociais: outros partidos, movimentos sociais, lideranças populares.

O PT, por sua vez, precisa combinar prudência e firmeza nas relações com o governo que carrega a sua marca.

Tensionar o governo de Ana Júlia a aprofundar a democracia participativa, o controle social e o combate às desigualdades sociais é o que se deveria esperar do PT, para muito além, portanto, da postura burocrática e simplista que costuma permear a prática dos partidos que chegam ao poder e que, por essa condição, tornam-se acríticos em relação ao governo, amorfos, perdem nitidez programática e perdem referência na sociedade.

Esforçando-me para abreviar o presente comentário, encaminho-me para a seguinte conclusão:

Preocupa-me a interpretação que pode ser dada à medida de força adotada pelo PT em relação ao governo de Ana Júlia.

Não me refiro à decisão em si, pois não disponho de todos os elementos para julgá-la, mas aos sinais trocados que ela pode emitir, pois a política é pródiga em sinais, em simbologia.

De todo modo, prezada Edilza, a substituição de Cláudio Puty, homem de confiança da governadora (e confiança, por ser personalíssima, não cabe ser questionada) foi noticiada, sem desmentidos, como imposição partidária, o que nos autoriza a admitir como razoável a tese de que a mudança, caso se confirme, feita a contragosto da governadora Ana Júlia, apresenta contornos de intervenção partidária no governo.

O tamanho da dose pode ser a única diferença entre o remédio e o veneno.

E o veneno, neste caso, pode ser o risco de colocar-se em xeque a autoridade da governadora Ana Júlia, detentora de mandato popular, portadora da responsabilidade de exercer o governo e a liderança que, ao cabo, será julgada pelo povo.

E, salvo melhor juízo, a forma como foram comunicadas as recentes decisões partidárias e governamentais, abrem largas brechas para interpretações tendentes a fragilizar a imagem da governadora Ana Júlia e a colocar em xeque a sua autoridade.

Assim como o seu governo (o de Ana Júlia) deve saber equilibrar a condição de não se submeter ao PT, sem, no entanto, dissociar-se dele ou relega-lo a plano secundário, espera-se dos dirigentes do PT a capacidade para equilibrar as tarefas de sustentação política do governo e de tensionamento político-programático deste, sem descambar para o risco da ação intervencionista.

O propósito da maioria da direção partidária de selar aliança com o PMDB, que parece ter sido central - não exclusivo, por certo - na decisão de substituir o comando da pasta responsável pela articulação política do governo, será viabilizado ou não muito em função do convencimento e da disposição da governadora Ana Júlia – e do PMDB, é claro – a despeito dos esforços do novo titular da pasta e da própria direção partidária.

Fico por aqui, professora.

Abraços,

Charles Alcantara

PRECISÃO CIRÚRUGICA: O ALVO NUNCA FORA O PUTY E SIM A PRÓPRIA ANA!!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Na véspera de completar 30 anos, o PT do Pará se viu diante de uma grave crise política, crise esta que foi aparentemente resolvida a tempo da festa oficial programada para o dia 30 de janeiro. Ocorre porém que os desdobramentos do dito “pacto” ainda está por mostrar a sua verdadeira conseqüência mais obscura.


Entendendo a Crise Política no PT do Pará em 13 Pontos:

1- O PT

O Partido dos Trabalhadores se afirmou na sociedade brasileira como o principal partido de esquerda do país, fato esse que o coloca como referência de militância neste campo político, transformando-o num partido de “massas”, ou seja, com grande poder de aglutinação de pessoas. Essa condição de partido de massa, somada a necessidade de organização partidária e a ainda à democratização das suas instâncias internas, fez surgir no PT um conjunto de coletivos políticos com conteúdos ideológicos próprios, que são vulgarmente conhecidos como Tendências Internas. Obviamente que essa forma de organização propicia conflitos de interesses e disputas internas pelo controle partidário, que vão sendo resolvidos por meio de instâncias de debates, de resoluções, de decisões e também de eleições. É a singularidade desse processo político que, há 30 anos, vem conduzindo a dialética e rica história do PT.

2- O PT do Pará

Nacionalmente o controle hegemônico da máquina partidária é exercido pela aglutinação de algumas Tendências Internas que se intitulavam “Campo Majoritário”, hoje abrigado num movimento chamado “Construindo um Novo Brasil”. No Pará, esse “campo”, também é hegemônico, formado basicamente pela junção da “Unidade na Luta”, do Dep. Federal Paulo Rocha; do “PT Pra Valer” do Dep. Federal Zé Geraldo; da “Articulação Socialista – AS” do Dep. Federal Beto Faro; além de outros grupos de pouca expressão. Após a saída do PT dos grupos que se articulavam em torno do ex Dep. Federal Babá e do ex prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, coube a “Democracia Socialista – DS”, tendência minoritária da qual milita a Governadora Ana Júlia, o papel de principal tendência interna de oposição ao “Campo”, aglutinando consigo um outro conjunto de pequenos grupos políticos que se designam como “Mensagem ao Partido”.

3- O PT do Pará e os Governos Petistas

Embora o “Campo Majoritário” sempre tenha sido hegemônico na direção do PT, o fato é que eles não conseguiram emplacar suas lideranças nos principais governos administrados pelo PT do Pará. Na Prefeitura de Belém, o PT chegou ao governo com Edmilson Rodrigues da então tendência Força Socialista, que era de oposição ao “Campo” e engoliram a seco durante oito anos a truculenta disputa partidária bancada pelo Prefeito. Contudo, os delírios “Stalinistas” da Força, fez surgir a DS, liderados por Ana Júlia, “estrela petista” emergente na política regional, que acabou virando Governadora do Estado, numa estratégia eleitoral, que mais uma vez desagradou o “Campo”, afinal, “gato escaldado de medo de água fria.”.

4- A DS

A tarefa primária de qualquer grupo de esquerda é a disputa pela hegemonia do aparato partidário, ou seja, não se constrói casa em terreno alheio. Em outras palavras, não se governa sem o partido. Isto posto, a DS, conjunturalmente tem o governo, o que implica dizer que é tarefa natural e, fundamental, disputar (e ganhar) o Partido. De fato, por duas oportunidades a DS tentou, mas, não obteve êxito. É evidente que o insucesso da DS pode ser credenciado a muitos fatores de caráter interno, mas, basicamente, a meu ver, faltou robustez política para a DS, pois não seria estratégico para o governo repetir a “Cruzada” praticada por Edmilson. Nesse caso, o uso da máquina governamental nas eleições internas do PT foi menos descarada, ou melhor, foi mais “democrática”, no sentido de que outras tendências também usufruíram do mesmo instrumento.
Isto posto, a DS sabe que para ganhar essa robustez será preciso eleger mandatos parlamentares, que são por natureza, os principais aglutinadores da militância. Portanto, a disputa pela hegemonia do PT passa, necessariamente, pela eleição de 2010. Para a DS, construir seus mandatos parlamentares é condição inequívoca para a ampliação da disputa interna e, mais, da sua própria sobrevivência enquanto tendência.

5- Combinaram com os Russos ?

Obviamente que ninguém vê os movimentos das “tropas inimigas” sem que nada seja feito. No folclore futebolístico, surge logo aquela passagem creditada ao jogador Garrincha de que para a estratégia dar certo é preciso combinar com os adversários. E é isso mesmo! Para o “Campo”, não interessa a DS fazer esses mandatos parlamentares. Pra que? Se a DS já tem a governadora. Não há dúvidas quanto a isso, a estratégia do “Campo” é simples: VETAR. Ou seja, é terminantemente inconcebível que a DS possa se estruturar para construir novas lideranças. Está evidente, que o “Campo” entende que agora é preciso cuidar para que chegue a sua vez, antecipando definitivamente 2014. Não a Copa, mas as eleições.

6- O Chefe da Casa Civil

Escolhido pela governadora para representar o projeto da DS em 2010, o Chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, se viu diante de uma implacável perseguição política, patrocinada pelo “Campo” e tendo como aliado o PMDB e seu instrumento de maldade, o Diário do Pará.
Na verdade o fortalecimento da candidatura do Chefe da Casa Civil representa um duríssimo golpe nas pretensões do “Campo” e do PMBD, posto que viram nessa nova liderança a possibilidade do surgimento de um sucessor político de Ana Júlia, na própria DS, o que contraria os interesses de ambos. No caso do “Campo”, representa ameaça interna e por parte do PMDB, o surgimento de um nome do PT que eventualmente poderá ter viabilidade eleitoral em 2014, quando o PMDB terá planos mais ousados. Com a formação dessa aliança do “mal” foi se constituindo a estratégia gradual de queimação política. Ao perceberem que essas ações vinham surtindo pouco efeito prático junto à governadora, passaram então a defender a tese de que a permanência do Secretário Puty era uma afronta as demais forças que compõem o governo.

7- O Estopim

O “Campo Majoritário” aproveitando-se de um fato isolado e controverso, que foi a organização junto ao Governo do Estado de uma agenda programada com o Incra, para atender 17 prefeitos da região Sul e Sudeste do Pará, deu inicio a crise. Isto porque viu no fato a tentativa do gestor do Incra de Marabá, Raimundo Oliveira, de mostrar força e emplacar um sucessor que pudesse servir aos seus interesses políticos, já que Raimundo visa ser candidato a Deputado Estadual pelo PT.
Ocorre que Raimundo Oliveira foi indicado para assumir o órgão pelo Dep. Federal Zé Geraldo em substituição a Dep. Estadual Bernadete, uma vez que todos faziam parte da mesma tendência interna, o PT Pra Valer. Por alguma razão, que eu não sei exatamente qual, o Raimundo rompeu seu acordo político com esses parlamentares e se lançou pré candidato a deputado estadual na base de Bernadete. Em represália, o PT Pra Valer reivindicou o cargo.
Como conseqüência dessa disputa, os parlamentares não estiveram presentes na audiência com os prefeitos, reivindicando não terem sidos chamados pelo Chefe da Casa Civil, desencadeando na denúncia, por parte desses dois parlamentares de que a DS, através de Puty, estaria armando para tirar o controle do Incra de Marabá das mãos do PT Pra Valer, como parte de cooptação política e apoio de Raimundo Oliveira à sua candidatura, mesmo o Secretário Puty negando qualquer tentativa de indicação da DS no Incra de Marabá.
Até onde eu entendo de política, tudo não passou de um ato político natural, havia uma disputa entre os parlamentares e o gestor do Incra, e este último tentou uma cartada para mostrar que tinha apoio para indicar o seu sucessor.

8- A Chantagem

Acusando o golpe, os parlamentares partiram para o ataque. Ataque mesmo. Principalmente à Ética. Com acusações e ameaças feitas através de um documento subscrito pelos seus mandatos e enviado a direção da DS e do PT, os parlamentares informaram que se a Governadora Ana Júlia não respaldasse a indicação do nome proposto por eles para assumir o Incra de Marabá, lançariam mão do nome da Dep. Bernadete para concorrer contra Ana Júlia nas prévias internas do PT pela indicação do partido a disputa para o cargo de Governador do Estado nas eleições de 2010. Além das prévias, o lunático documento citava a pretensão do Governo em fazer do Puty o Deputado Federal mais votado do Pará, com meta de 500.000 votos. Cá entre nós, uma loucura sem tamanho.

9- O que Eles não Disseram

Já havia no PT um consenso de que o nome que irá substituir Raimundo Oliveira no Incra de Marabá seria indicado pelo PT Pra Valer. Ocorre que a própria tendência não tinha consenso sobre o nome a indicar, documentos com indicações do nome do marido da Dep. Bernadete, do Bressan e da Rose, já haviam chegado à direção do PT. Antes mesmo do mal fadado documento em questão ser entregue, a governadora Ana Júlia, em sua ida a Brasília, já havia defendido para o ministro do Desenvolvimento Agrário (que é da DS), a indicação do PT Pra Valer, no caso a própria Rose, que vai substituir Raimundo Oliveira.

10- Da Chantagem ao Oportunismo

Percebendo que tinha nas mãos uma excelente oportunidade, o “Campo Majoritário” se unificou em torno da derrubada do Chefe da Casa Civil e, consequentemente, da ameaça que Puty representa. Ocorre porém que, em política, tal qual no Boxe, a luta só acaba após a contagem final, ou seja, não basta só derrubar o adversário tem que esperar o juiz decretar o final da luta. Nesse caso, em que a governadora já havia concordado em antecipar a saída de Puty, não era mais interessante só a antecipação, é preciso reduzir seu campo de manobra. Agora o alvo deixa de ser o Puty e passa a ser a DS como um todo. O “Campo” passa então a apresentar o seu feroz apetite por estruturas de governo, desta feita a Casa Civil, espaço ocupado pela DS.
Frequentemente o “Campo Majoritário” queixava-se de que havia um chamado “Núcleo Duro” no governo, composto somente por secretários de estado integrantes da tendência da governadora e que a revelia das demais forças políticas, tomavam todas as decisões mais importantes do governo. Neste ponto, reivindicaram e foram atendidos quanto a participação de secretários de outras tendências nesse “Núcleo Duro” de governo.
Agora que exigiram a Casa Civil e participação no comando das decisões, só faltava a “pá de cal”. Já que a hora era boa porque também não exigir o comando da campanha? Exigiram. O presidente do partido, João Batista, será desde já o coordenador da campanha.
Ainda dá para ganhar mais? É possível. Como outros dois secretários de estado da DS também vão deixar o governo, porque não negociar esses espaços com partidos da base aliada, quem sabe a SECULT com o PTB, a SEDURB com PR? Faz todo sentido, já que estão assumindo a coordenação política do governo, podem logo mostrar sua boa vontade. Agora, com “Campo” no comando, finalmente o PMDB tem alguém igual para negociar, sem ideologismo barato, só o pragmatismo do poder.
Aliás, perguntar não ofende, depois de toda disputa pela indicação do Incra de Marabá, será que o PT Pra Valer vai abrir mão da Secretaria de Transporte?

11- Do Oportunismo a Humilhação

Me desculpem as mulheres pelo machismo, reconheço, mas não pude encontrar alusão melhor para representar esse fato. Dizem, nas rodas de homens, que não adianta nada você sair com a mulher mais linda do mundo se seus amigos não puderem lhe ver com ela, ou seja, não adianta só matar a cobra, tem que o mostrar o pau. E eles mostraram.
Ter a Governadora do Estado nas mãos, de joelhos às suas chantagens e completamente envolvida nessa teia de maldades não era suficiente. Era preciso dizer, mostrar ao mundo quem manda, surge então o parceiro de primeira e todas as horas: o Diário do Pará. Pronto. O verdadeiro alvo fora enfim atingido.
Com uma cobertura digna de premiação, o jornal estampa em destaque a queda do Secretário Puty, a derrocada da DS e finalmente a forma humilhante como a governadora Ana Júlia é descrita fazendo uma ligação para Brasília, acatando a indicação do Incra de Marabá. O texto, de tão cínico, me fez lembrar a cena de velhos filmes de guerra onde o chefe de estado derrotado é obrigado a assinar, humilhado, ao Termo de Rendição.

12- A Festa pelo “Pacto”

Discurso antigo do PT: “...nos debatemos, brigamos, mas no fim saímos mais fortes e unidos para as batalhas”. E foi assim, com esse discurso que mais uma vez o PT diz ter superado mais uma crise, entre mortos e feridos salvaram-se todos. Será? Sim, claro, agora temos um candidato enfraquecido, uma tendência desmantelada e uma figura pública acuada. Ok. Temos as bases para a reeleição de Ana. Vamos comemorar!
É, mas festa mesmo tem que ter gozação. Vamos ver, quem sabe colocar o Puty ao lado da Dep. Bernadete, ou talvez, a Governadora Ana Júlia ao lado do Zé Dirceu. Sim, isso mesmo, aquele! É, é isso. Ficou bom. Um dia perfeito. Viva os próximos 30 anos do “Campo” e do PT.

13- E Ficou só Nisso?

Bom, quanto a reação da DS, este ainda é um movimento em construção. Reagir me parece ser um caminho necessário. Quem sabe perdemos apenas o 1º round. Em minha opinião dividir o comando do governo é necessário, mas negociar a Casa Civil não pode estar na pauta da DS, é inegociável.
Como vimos essa é uma crise do PT, portanto, a sua resolução não pode passar só pelo governo. A direção da DS tem que se pronunciar, responder a altura. Não podemos nos calar e permitir esse golpe.

Vamos aguardar.
Postado por Vicente Cidade

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PT 30 ANOS COM o BRASIL E O PARÀ.

O PT fez no sábado uma belíssima festa para comemorar seus trinta anos de existência. Antes da festa, muitas divergências, muitas reuniões internas foram realizadas para aplaca-las, mas quando o pano se abriu, encontrou um Pará Clube completamente lotado de dirigentes, prefeitos, parlamentares, sindicalistas e um Partido unificado com Ana Júlia candidata a reeleição e Paulo Rocha candidato a senador e ClaúdiO Puty segundo o Deputado Gerson Peres(PP) o Federal que será mais votado dentro do PT. FOTO 1 FOTO 2 ELA NÃO VEIO MAS A FESTA E DELA TAMBÉM. O COMANDANTE A COMANDANTE DO PARÁ O FUTURO DO PT ASSISTA O VIDEO DO MEU PARTIDO.