sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cidade V.s Edilza Parte II eu quero e mais.





Resposta de Vicente Cidade:


Profª Edilza,


Em primeiro lugar reconheço sua contribuição ao governo de Ana Júlia, posto que não me referi a sua estada no governo com demérito, mas por aparelhamento também, aliás, como é comum de ocorrer, infelizmente.

Quanto à ausência dos mandatos de Bernadete e Zé Geraldo, vejo com naturalidade, uma vez que a disputa pelo Incra de Marabá, reflete na verdade uma disputa política entre os deputados e o atual gestor, que foi indicação desses parlamentares e que, por desavenças internas no próprio PT Pra valer, hoje estão em lados opostos. Ou seja, o Raimundo Oliveira está tentando mostrar força política para emplacar o seu sucessor, o que obviamente desagrada os mandatos, visto que o Incra é a máquina eleitoral de ambos.

A meu ver, não fere a democracia do partido, receber um militante que atua como gestor de uma importante instituição pública, que atua em parceria com governo do estado na região. Isto posto, se esse gestor é capaz de conduzir 17 prefeitos até o Gabinete da Governadora, demonstra algum poder de articulação, que não deve ser desconsiderado.

Por outro lado, não consta do estatuto do PT o "CORONELISMO" político, se o Raimundo Oliveira rompeu seu relacionamento político com o PT Pra Valer e, está disposto a se lançar candidato pela legenda, isso não é proibido. Logicamente que um candidato a deputado estadual vai procurar o apóio de uma candidatura Federal e vice versa. No PT é comum uma liderança desconte com uma tendência se aproximar de outra. Fato inclusive feito recentemente pela senhora, que ao sair da DS já se aproximou do Coletivo Solidariedade no Pará e a nível nacional do Tarso Genro, que é do Grupo Mudança.

Portanto Profª Edilza, não acho que a mágoa da Bernadete deva ter como alvo o Secretário Puty e sim o seu próprio "pupilo descontente". Não acho ético, e acredito que a senhora também não deva achar, que um movimento político seja rebatido com chantagem e inverdades como fazem os nossos caros deputados.
Em primeiro lugar, deveriam rebater o fato político com outro fato político e, em segundo, não trazer para o governo uma crise que é interna, criada e gestada por eles (PT Pra Valer), tentando creditar ao Secretário Puty uma cooptação política para justificar tal fato. Aliás, nós dois e toda região Sul e Sudeste do Pará sabemos que essa movimentação do Raimundo Oliveira já vem ocorrendo desde a candidatura da Bernadete para prefeita de Marabá, posto que entendiam que precisavam construir uma alternativa para o mandato da companheira Bernadete. O problema é que o Raimundo gostou da idéia e a companheira não se elegeu.

Por fim, discordo de sua análise quanto ao conceito de militante evocado, primeiro porque é notória a passagem do Secretário Puty pelo movimento estudantil (secundarista e acadêmico) e também porque é filiado ao PT desde dos 16 anos de idade. Aliás essa militância pode ser afiançada por companheiros como Maurílio, Marcílio, Ana Júlia, João Índio, Botelho e tantos outros. O fato de ter ficado oito anos no exterior se qualificando academicamente, não quer dizer tenha perdido a sua identidade e história de militância, motivo pelo qual hoje é reconhecido como um expoente no governo e no partido, estando portanto muito qualificado para assumir o desafio de representar o partido e Pará na Câmara Federal.

No mais, atendendo ao seu chamado, vamos continuar debatendo companheira!!

Saudações Socialistas,
http://www.vicentecidade21.blogspot.com/

Cidade V.S Edilza Debate parte I




Sobre a fabricação do rei...
Postagem do internauta Vicente Cidade...

Profª Edilza,

Sua inteligência é admirável, a forma como tenta parecer neutro um comentário maldoso a respeito de um companheiro de partito, que até bem pouco tempo atrás era também companheiro de tendência, me motivou a escrever esse comentário.
Não creio que a senhora não conheça a trajetória política do Puty, embora tente induzir que ele não a tenha, pois a própria Governadora já deu depoimentos públicos de que fora ele, Puty, um dos responsáveis pelo início de sua trajetória política, em sua primeira candidatura para vereadora de Belém. Penso eu que tal depoimento da Governadora não haveria de ser gratuito e nem mesmo que senhora, como tem relações antigas com Ana Júlia, não tenha conhecimento desse fato.

Ademais, durante os dois primeiros anos de governo da Ana Júlia, tive a oportunidade de ser seu companheiro de governo e neste período pude observar diversas tentativas suas de postular uma candidatura parlamentar, o que aliás é legítimo, discordando porém da forma como a senhora conduziu as suas ações, quer seja como dirigente da DS ou como colaboradora do Governo, pois, no meu estender, a senhora misturou as funções e as colocou em função do seu objetivo parlamentar. Não sei até que ponto suas críticas são embuídas de mágoas, mas, no resto é assim mesmo, a senhora tem toda razão, não se faz um Rei somente pelo que ele é, mas pelo o que ele pode também parecer ser.

Acho que as lideranças políticas precisam ser renovadas e companheiros como o Puty podem acrescentar muita qualidade a nossa representação partidária e parlamentar. Infelizmente, se hoje a mídia tem papel decisivo na eleição de um candidato, que seja então um bom candidato.

25 de janeiro de 2010 11:13



Do Blog



Nunca pensei que uma postagem como a de ontem desse tanto alvoroço. Tivemos 407 acessos, um recorde no Blog. Você pode conferir indo ao fim da página e clicando no programa de contagem. Cada computador só conta uma vez, então foram 407 computadores ontem. Como o assunto é polêmico resolvi responder a todos.

A postagem do Cidade, não sei se hoje da Casa Civil ou da Seir, é provocativa. A primeira provocação é dizer que o comentário é maldoso. É um juízo de valor. Eu desafio provar que é mentiroso. Não é. É mentira que saiu a noticia da pesquisa, no Liberal, não"! É mentira que houve a reunião com os prefeitos, sem a presença de parlamentares do PT? Não! É mentira a publicação da Tropo? Não.

Caro Cidade, o que você não consegue explicar é a não presença dos parlamentares petistas na agenda oficial. O meu comentário pode ser maldoso para você, mas com certeza não é um ato maldoso de exclusão. O que quero chamar atenção que política também se faz com companheirismo, com respeito ao próximo, sem aparelhamento e se possível sem esmagar o outro ou tentar passar por cima de quem, no momento parece está incomodando.

Sobre a história política do secretário, não afirmei que ele não tenha. Não existe pessoa sem história. Todos temos. Mas afirmo que na construção partidária, na história dos movimentos sociais no Pará sua história ainda estar por ser conhecida, refeita, escrita. Não é hoje reconhecido como militante histórico do PT. Reconhecido pelo povo. Isto é crime? Não. Mas é constatação. Para ser candidato necessita de maior visibilidade, se fazer conhecer? Sim.

Quanto sua avaliação sobre minha contribuição ao governo, posso fazer um balanço aqui no blog e tornar público minha avaliação. Alias deixei por escrito todo balanço do trabalho feito na EGPA e no PTP. Saí do governo, sendo convidada para coordenar a campanha de Ana Júlia, sendo dito por ela, ser uma companheira honesta, competente e leal. Elogios feitos de público. Minha avaliação sobre a candidatura do chefe da Casa Civil deixei por escrito, protocolado no gabinete da governadora. Posso publicar.

Sobre magoas, eu lhe diria que sem dúvida eu não as tenho mais que a deputada Bernadete. Ela deve estar muito magoada, ela o Zé Geraldo, e talvez o Ferrerinha que não aparece na agenda da governadora, sendo candidato a deputado estadual da DS na região.

Política se faz com postura, com procedimentos, com valores e principalmente com lealdade, para quem você enxerga como companheiros.

As lideranças devem ser renovadas sem dúvida. Não estamos discutindo isto. O problema é que a renovação não pode partir da exclusão, do privilegiamento.

Quanto à questão da mídia, ontem não expliquei que o livro do Peter, conclui que se a lógica da publicidade é centrada no jogo da “emissão", que é sempre unívoca, engana-se aquele que acredita que a "recepção" é, pelo mesmo motivo, previsível e uniforme. Lembro, só para ficar bem próximo, que nas eleições de 2002, o prefeito Edmilsom Rodrigues, tinha um candidato á deputado Federal, Luis Araújo, toda prefeitura fez campanha para ele e ele não foi eleito. O Luiz já tinha um nome “plantado” na política, já tinha sido vereador, deputado estadual, líder sindical.... mas não levou.

Vamos ao debate.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

VIC Demagogia desmascarada parte II


uinta-feira, 21 de janeiro de 2010
VV:
(Na foto ao lado, Vic em 1977. Ele se auto-intitula o "Richard Gere" nessa época)

Agradeço ao Vic pela referência e por seguir divulgando nosso Bordalo13, mas não tenho como deixar de lamentar uma resposta do nobre deputado do Democratas na caixinha de comentários do post O Caminho para o fim do mundo, onde ele, de quebra, disponibiliza o meu livreto para ser baixado em PDF no blog dele.

Primeiro, um leitor pondera sobre o conteúdo da postagem, onde Vic diz que escreverá um "manual" oposto ao "meu", chamado " Como Botar a Companheirada pra Correr ":

- "Vic, estive no blog que vc mencionou e, realmente, não encontrei nada de convincente no dito folheto, só as bobagens de sempre. No entanto o blog possui uma área muito interessante chamada "Atividade Parlamentar" onde os projetos do Deputado são apresentados. Li os projetos e achei alguns interessantes e outros desnecessários, como o "Dia do Feirante", mas queria sugerir que vc fizesse algo semelhante no seu blog. Afinal queremos saber o que vc está fazendo, acho que temos este direito como eleitores."

E eis a infelicidade do contra ponto do Vic:

"Vc quer que eu apresente o Dia do Feirante, também ?"


Clique na caixinha e leia você mesmo, amigo e amiga.

Absurdo porque demonstra o tamanho desprezo que Vic tem pela nossa gente humilde, nossos trabalhadores do Ver-o-Peso, 25, Guamá e tantas outras feiras de Belém, que saem todos os dias, homens e mulheres, vellhos e jovens, às 4, 5 da madrugada para trabalhar e possibilitar almoços e jantares fartos para pessoas do nível social do deputado Vic. Absurdo porque em todas as eleições, Vic, que tem Belém como principal base eleitoral, lança panfletos direcionados aos feirantes, como se deles gostasse, com eles se solidarizasse ou se importasse. Talvez inveja, porque depois dessa nunca mais receberá votos dessa categoria tão sofrida, tão merecedora da atenção do poder público e daqueles realmente comprometidos com uma sociedade de justiça social e não com seus desejos particulares de dinheiro e poder.

Apresentei sim projeto criando o Dia dos Feirantes, com "muito orgulho e com muito amor", como gostava de dizer o ex-prefeito Edmílson, de quem fui secretário de economia e coordenador do Banco do Povo, que tanto bem fez a esses camaradinhas feirantes.

O pior é que na foto logo aí ao lado, da Valéria, que foi um desastre administrativo na Santa Casa (leia nota abaixo), faz demagogia com justamente uma feirante do Ver-o-Peso, na eleição de 2008 (quando sequer chegou ao segundo turno), prometendo a revitalização do ponto turístico (clique para ler matéria da UOL).

Postado por Deputado Carlos Bordalo

COPA 2014: A NOVA ROUPAGEM DOS DESEQUILÍBRIOS REGIONAIS NO BRASIL !!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A realização de eventos mundiais como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos no Brasil deveriam ser encarados como símbolos de uma nova fase de prosperidade para o país. A materialização mais perfeita da sua entrada no hall dos países mais importantes do mundo. Entretanto, o que deveria ser encarado como a redenção do país, corre o risco de se tornar um verdadeiro fiasco nacional.

Antes que alguém diga se tratar de “papo” de invejoso, principalmente porque Belém foi preterida à Manaus, aviso logo, não é nada disso. A motivação dessa postagem é pelo fato de que o privilegio de sediar jogos da copa 2014, gradativamente está se transformando no privilégio de ter prioridade nos investimentos nacionais. Ou seja, 12 entre os mais de 5.500 municípios do Brasil, se tornaram prioridades nacionais pela “benevolência” de cidadão que já foi alvo, inclusive, de uma CPI do Congresso Nacional.

Mutretas a parte, de fato não seria possível realizar a copa em todos os municípios do país, se quer em todos os Estados, mas, daí esse evento se transformar num claro e evidente processo de desigualdade, é absolutamente inaceitável. Que o setor privado tenha a sua lógica de alocação dos investimentos preferencialmente nas 12 cidades onde ocorrerão jogos da copa é compreensível, agora, aceitar que a União estabeleça políticas públicas específicas para essas 12 cidades é, no mínimo, “bizarro”.

Minha observação (e por que não dizer indignação, não pelo programa em si, mais pelo seu alcance) é motiva pelo lançamento do Programa (mais um direcionado à copa) Bolsa Copa, vinculado ao Ministério da Justiça, que estabelece, mediante a certas exigências, uma remuneração adicional nos proventos das corporações da área de segurança, especificamente para os doze estados onde ocorrerão os jogos da copa. Ora, então os outros 15 estados não devem se preparar para o evento. O fluxo de visitantes da copa ocorrerá única e exclusivamente nos 12 estados apadrinhados pelo “todo poderoso” Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

Acredito que o papel da União deva ser o contrário, possibilitar chances para que todos os estados, inclusive os não agraciados, também possam participar desse esforço nacional pela transformação do país, ou seja, produzir políticas compensatórias que no lugar de concentrar esforços, estimule o enraizamento das oportunidades e isso pode ser feito de várias formas, sem privilégios.

A título de exemplo, podemos sugerir que o governo federal, a partir de um estudo técnico, estabeleça que alguns estados não contemplados possam servir como ponto de chegada/partida de rotas aéreas internacionais, de forma que esses estados tenham a possibilidade de estabelecer estratégias que permitam algum aproveitamento desse fluxo. No caso específico da Amazônia, vôos internacionais com destino a Manaus, passariam necessariamente por Belém. Nesse caso seria fundamental os investimentos na infraestrutura da região metropolitana de Belém, Marajó e Santarém, por exemplo.

Portanto, é preciso entender que a Copa 2014, só deixará, de fato, um grande legado para o país, se os agentes públicos forem capazes de nacionalizar os benefícios e distribuir a sinergia do evento para todos os estados. Não possível que os poucos avanços que conseguimos ao longo tantos anos de tentativas de ações na direção da diminuição das desigualdades regionais possam retroceder por conta de um evento.
Postado por Vicente Cidade

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quem é Vic Pires Franco ? Parte I


Sexta-feira, Janeiro 22, 2010
Vic Pires Franco, um canalha a varrer da História
Retirei a postagem abaixo do blog do diz-que deputado Vic Pires Franco.
Leiam, pois vou comentar.

“Os Favoritos da Ana Julia
- 20/1/2010 10:21:00
BLOGOSFERA E SITES
A perereca da vizinha
Agência Carta Maior
Agência Pará de Notícias
Amazônia1
Ananindeua Debates
Blog da Edilza
Blog da Franssinete
Blog da Meg
Blog do Alencar
Blog do Bacana
Blog do Bordalo
Blog do Diógenes
Blog do Henrique Branco
Blog do Hiroshi
Blog do Hrba
Blog do Jeso
Blog do Planalto
Blog do Puty
Blog do Waldyr
Blog do Zé Carlos
Blog Espaço Aberto
Blog Estado do Tapajós
Blog Flanar
Blog Fábio Castro
Blog Na ilharga
Carta Capital
DIAP
Dilma
Diário do Pará
FaloPorqueTenhoBoca
Governo do Pará
Governo Lula
Idesp
Ipea
Jornal Pessoal
Miriquinho PT
Movimento Solidariedade
Nassif
ORM
PT Nacional
Quinta Emenda
Zé Dirceu

A seguir, os comentários, naquele blog, acerca dessa tal postagem:

Ei VIC, teu blog não ta lá, porque? Pode Responder!
SERGINHO.. - 20/1/2010 21:27:00



Ela lê primeiro o Blog do Vic, depois o do pessoal da ABCB e vem com essa de querer dizer que o o teu Blog não é o favorito dela? Ana Julia porque tu não compras um bode e dorme com ele?
- 20/1/2010 18:20:00



Rapá, eu sou mesmo um cretino, visitar teu blog é cretinice. Apesar de ser cretino e não ladrão, muito menos da honra alheia é um espaço que temos para avaliar a conduta de nossos parlamentares. Cara, para de chamar os outros de ladrão e vai trabalhar.
- 20/1/2010 15:11:00



MAIS A CAREPA GOSTA MASI DO TEU E DO BARATA..RSRSRRSRRR
- 20/1/2010 14:08:00



Blog da Edilza? a comadre não faz mais parte da curriola dela há muito tempo, desde que se rebeleou ( para a felicidade dela - Edilza)
- 20/1/2010 13:26:00



essa eh a ABCB.......!!!!!!!!!! soh puxa saco do carai!
- 20/1/2010 13:15:00



ABCB completa
- 20/1/2010 11:33:00






O Meu Comentário:
Fazia tempo que não tinha o desprazer de ir àquela cloaca que o deputado federal Vic Pires Franco insiste em chamar de blog.

Infelizmente, uma amiga me chamou a atenção para o fato de o meu blog ter sido novamente citado naquela imundície.Fui lá.

E constatei que esse arremedo de homem e de deputado insiste em me ofender e à blogosfera inteira, acobertado que se sente pelo mandato que possui e pelo fato de a Justiça brasileira não punir filhinhos de papai, como é o caso dele.

Vic é, realmente, um exemplo extraordinário de canalhice, mesmo na acanalhada política brasileira.

É um sujeito que se utiliza de um mandato eletivo para ofender as pessoas, como se um mandato eletivo fosse espécie de carta branca a tal comportamento.

É, em suma, uma desonra para o parlamento paraense e brasileiro, e, quem sabe, um caso a ser examinado pela Comissão de Ética da Câmara dos Deputados.

Conheço muitos blogs e sites de políticos; leio, nos jornais, artigos de deputados, senadores, governadores e até do presidente da República.

Mas, em todos esses artigos, sites e blogs o que vejo é que esses parlamentares agem como cidadãos, na defesa democrática de seus ideais.

Algumas vezes de maneira incisiva, é verdade. Mas, sempre na defesa das idéias que consideram justas.

Vic, no entanto, não age assim.

Se espremermos o blog dele, o que sobra é palhaçada, leviandade. Ofensas gratuitas, acusações sem provas. Preconceito, misoginia. E até a exposição intensiva dos próprios filhos, em benefício da carreira dele.

Nada, rigorosamente nada, em favor do interesse público. Apenas uma berlinda financiada com dinheiro público, para um ego miserável e acovardado.

E o que mais espanta é que Vic acha tudo isso lindo, maravilhoso.

Quer dizer, é menos que um doente mental, tamanha a sua incompreensão da dignidade do cargo que ocupa.

A dignidade que deveria obrigá-lo a usar de seu blog para debater idéias – e não para disseminar fuxiquinhos, fofoquinhas, futriquinhas, num espetáculo rigorosamente deprimente para um parlamentar.

Tão ou mais grave, é que Vic é um sujeito tão frouxo, tão acovardado que nem sequer tem a coragem de assumir as acusações que faz, seja através de suas insinuações pestilentas, seja através dos anônimos que encena em seu blog.

Quer dizer: todo esse negócio de “macheza”, de coragem, de “valentia” que ele apregoa por aí, não passa de lári-lári.

Porque, quando chega na hora de sustentar alguma acusação, o “corajoso” deputado Vic Pires Franco simplesmente se esconde atrás do dinheiro, do mandato, das insinuações imundas e do anonimato.

Não passa, portanto, de uma figurinha oca e amoral. Um gnomo em termos de caráter, a provocar repugnância em qualquer pessoa com um mínimo de dignidade.

Desde um café da manhã que a governadora Ana Júlia Carepa ofereceu aos blogueiros paraenses, há cerca de um mês, que o deputado Vic Pires Franco não pára de nos caluniar, com essas insinuações covardes de que somos “chapa-branca

É como um demente que se considera a própria Fonte da Integridade: Vic passa o perobal na cara e garante pra todo mundo que faz o único blog independente do Pará.

Como se ninguém soubesse que ele é presidente estadual do DEM, a vanguarda do atraso do Brasil.

Além disso, é um deputado servil, que vive por aí, de quatro, diante de tudo o que é liderança política deste estado, a tentar descolar uma boquinha.

Querem um exemplo? Eis mais uma postagem dele:

“Propina Made in China
21/1/2010

Muito estranha essa história da propina que a Camargo Correa pagou para o PT pela construção dos hospitais.
Será que existe restos de propina, como restos a pagar ?
Mais uma vez, que eu saiba quem construiu os hospitais foi o governo anterior.
Quer dizer então que a tal propina foi pelo pagamento de um "tantinho" de resto obra ?
Só pode, porque o grosso, o grosso mesmo, foi construído e pago no governo anterior.
O "tantão"...
Quer dizer que até de "tantinho" o PT não abre mão ?
Gulosa essa companheirada, hein !
E ainda são bestas e sofisticados !
Propina made in China !
Tiger !
Chiquérrimos !
Vão acabar virando notícia no Bernardino.
Afinal, quem faz e acontece acaba morrendo é lá...”

Vocês não notaram nada de esquisito nessa postagem do deputado?

Eu digo o que é que há de esquisito: Vic não dá UM PIO sobre a acusação de que Jader Barbalho e o PMDB também teriam recebido propina.

Nada! Um silêncio estarrecedor.

E vocês sabem por quê?

Porque Vic está aí, de quatro, diante do Barbalhão, a tentar conseguir o apoio do PMDB à candidatura dele e da Valéria.

Vic quer porque quer o apoio do mesmo Barbalhão que ele tanto criticou.
O mesmo Barbalhão que meteu corda no Vic para que ele ajuizasse aquela ação contra o convênio da Funtelpa com a TV Liberal. Um processo do qual o Vic, aliás, acabou desistindo, quando se acertou com o tucanato.

É engraçado isso...

Em 2006, o “brioso” deputado Vic Pires Franco tentou até mesmo cassar a concessão da RBA.

Mas, hoje, está aí num silêncio obsequioso em relação ao Barbalhão.

É o caso de se perguntar, já que o “valoroso” deputado é tão “independente”: por que é que ele não conta, em seu blog, como é que ficou essa história da concessão da RBA, que, na época, ele considerou um escândalo?

De igual forma, por que é que o “corajoso” Vic Pires Franco não nos fala, também, sobre o convênio entre a Funtelpa e a TV Liberal?

Ora, o deputado até ajuizou uma Ação Popular contra esse convênio, por considerá-lo lesivo aos cofres públicos!

Então, por que é que o “independente” deputado Vic Pires Franco não nos diz se, afinal, as ORM vão devolver aos cofres públicos os mais de R$ 35 milhões que o Estado luta para reaver?

É o caso de se perguntar: mas será que o Vic pensa que a gente não pensa?
Vic se sentiu “ofendido” porque não foi convidado para o café da manhã com a governadora.
Mas, se eu estivesse no lugar da governadora, também não o convidaria.

E sabem por quê?

Porque ele não é o único político paraense a possuir um blog ou um site.

Se fosse para convidar o Vic, então por que não convidar, também, o Giovanni Queiroz, o Flexa Ribeiro, o Zé Geraldo, o Nilson Pinto, o Zenaldo Coutinho, o Carlos Bordalo?
Qual o critério, qual a justificativa, para convidar apenas o Vic e não os demais políticos paraenses, que também possuem blogs e sites?

E o fato é que, desde aquela ocasião, o deputado Vic Pires Franco, movido pela inveja; por um ódio típico de um doente – que ele efetivamente é – passou a atacar todos os blogueiros paraenses, como se fôssemos “culpados” pelo convite para um café da manhã, do qual, pelo visto, ele queria tanto participar...

Não pude comparecer aquele café da manhã. Mas louvei a responsabilidade dos blogueiros que compareceram.

Afinal, os blogueiros, que somos a principal fonte de informação de um número crescente de internautas, deveríamos mesmo é ir lá, para fazermos as perguntas que os nossos leitores gostariam de fazer.
Mas bastou isso para que esse demente que posa de deputado passasse a nos ofender sistematicamente, da forma mais baixa, mas nojenta, com toda sorte de calúnias e piadinhas misóginas, especialmente à Franssinete Florenzano, à Marise Morbach e a mim.

Sim, porque o Vic Pires Franco vive de quatro diante do Barbalhão, mas gosta de bancar o “valente” diante de mulheres...
Penso que essa postura do deputado Vic Pires Franco depõe não apenas contra ele, mas, contra todos os políticos.

É um comportamento absolutamente covarde, grosseiro e desequilibrado, que só agrava a imagem ruim que os formadores de opinião já possuem acerca dos nossos parlamentares.

Penso, ainda, que o Vic não pode continuar impune.

Infelizmente, estou numa situação financeira tão complicada que não tenho nem como investigar quem quer que seja.

Mas, deixo aqui algumas sugestões.

A primeira é a de uma queixa conjunta dos blogueiros paraenses à Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, por quebra de decoro – com um pedido de investigação das verbas que, direta ou indiretamente, custeiam o ofensivo blog do deputado.

Ação nesse sentido também poderá ser impetrada em algum tribunal, através do Ministério Público, dada a possível utilização de dinheiro público para promoção pessoal e finalidades marginais.

Também sugiro uma queixa ao Ministério Público, para a investigação do financiamento de campanha do deputado Vic Pires Franco. E uma devassa nas contas de todos os que vierem a contribuir com a campanha dele ou de Valéria, neste ano.

Tenho a impressão de que o Diário do Pará publicou matéria que fiz sobre as doações de várias empresas do setor de Saúde à campanha do Vic, em 2006 – e, na época, a Secretaria Executiva de Saúde (Sespa) era comandada por um correligionário e ex-sócio dele ou de Valéria, o hoje vereador Fernando Dourado.

Algumas dessas empresas possuíam contratos com a Sespa, alguns deles obtidos de forma muito suspeita. E esse é, certamente, um bom ponto de partida para uma investigação minuciosa, inclusive pela Auditoria Geral do Estado, se alguém encaminhar uma denúncia.

Outra linha de investigação possível é quanto à venda do terreno do Makro e de outros bens do Vic, tendo em vista que o testamento do avô dele só permitiria o usufruto patrimonial.

Há, também, a declaração de bens do deputado – e o apartamento onde ele mora, no luxuoso edifício Atalanta, está avaliado em apenas R$ 203 mil.

No TRE, é possível obter, também, todas as declarações de bens do deputado, desde o primeiro mandato dele, para verificar a evolução patrimonial. Vale investigar,
também, as pessoas e empresas que contribuíram nas campanhas dele.
É bom não esquecer, ainda, o convênio da Funtelpa com a TV Liberal.

Da última vez em que estive no MP, há uns dois anos, o pedido de devolução de dinheiro aos cofres públicos já estava em R$ 35 milhões.

Não conheço a história dos processos a que o Vic responde. Mas sei que a consulta de arquivos pela internet é, apenas, o ponto de partida para uma investigação.

Por isso, se eu fosse a Franssinete, que é advogada, iria na Justiça do Trabalho, na Justiça Federal e na Justiça Estadual, para consultar e xerocar um por um desses processos – e bateria na porta de cada demandante, para gravar os depoimentos deles, talvez até com o auxílio de uma câmera de TV.

Com base na postagem de ontem da Franssinete (leiam abaixo) penso que cabe, também, uma queixa ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que se investigue o porquê dessa lerdeza nos processos que envolvem o deputado.

Cabe, ainda, um pedido de investigação contra os oficiais de Justiça que não conseguiram localizar o endereço do Vic – um prédio como o conhecidíssimo Atalanta, no centro de Belém.

E, apesar de estar pra lá de apertada, em termos de tempo e dinheiro, me prontifico a escrever e a ajudar a entregar os panfletos e jornais que os blogueiros queiram imprimir, para distribuição em toda a Grande Belém

Penso que é preciso, sim, uma grande campanha anti Vic e Valéria, inclusive com um livro de ouro, para os interessados em contribuir financeiramente, para que a gente possa varrer essa praga da política paraense.

Essas histórias do deputado Vic Pires Franco, que é um homem público, não podem permanecer apenas no conhecimento dos formadores de opinião.

Elas têm é de ser massificadas; têm de ser levadas ao conhecimento do povão, especialmente agora em 2010.

Para que as pessoas pensem dez vezes antes de elegê-lo novamente.
FUUUIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

P.S: Dêem uma olhada também no seguinte: no site do TSE, o Vic aparece como tendo curso superior completo. Mas, no currículo dele, no site da Câmara, consta que ele não terminou o curso de Economia. Quer dizer: será que ele mente até em relação à escolaridade

Quem é Claudio Puty ?




Porrada em casa

Os Partidos s da vida não precisam se preocupar em bater em Puty, afinal o PT já faz isso bem. É só ler o que a militante petista Edilza Fontes publicou em seu blog.
Edilza como todos sabem queria porque queria ser a candidata da DS a deputada federal, lugar hoje ocupado por CP.

É ?


Hehehe.
Depois do pau, a pedrada de volta.
Depois do pau, a paulada em reação.
Lembram-se que o dr. Puty chamou Jader pro pau?
Pois é.
Jader deu o troco.
Puty, no caso, é Sua Excelência Cláudio Puty (na foto, da Agência Pará), chefe da Casa Civil na metade do tempo que lhe resta, pré-candidato a deputado federal na outra metade e blogueiro – porque ninguém é de ferro, é claro - nos pouquíssimos minutos que lhe restam.
Pois foi nestes pouquíssimos minutos que Puty, dia desses, preparou o chicote verbal e deu umas lambadas em Jader.
Justamente em Jader, o Jader Barbalho, presidente do PMDB, deputado federal e, dizque, objeto do desejo do governo Ana Júlia e do PT de um modo geral, que o querem manter como aliado na campanha que vem aí.
O problema é que Ana Júlia e os petistas que cortejam Jader ainda não combinaram com seu russo.
O russo deles, no caso, é Puty, que desancou o Diário do Pará em seu blog e, por tabela, desancou Jader.
Ontem, foi a vez do peemedebista.
Jader armou-se, muniu-se, municiou-se de ironias e esperou chegar a hora de participar do programa Clube de Manhã, apresentado por Nonato Cavalcante na Rádio Clube do Pará, emissora do próprio Jader, ressalte-se.
Nonato Cavalcante, vocês sabem, é aquele que se derrete em cortesias quando entrevista o patrão:
Disse uma vez:
- Dr. Jader, nosso programa tem 83% de audiência. Mas com a sua entrevista, hoje, foi a 100% com certeza.
Jader arrepiou-se de emoção.
Os pelos eriçaram-se.
As sobrancehas (grossas, bastas) retesaram-se.
Jader quase chorou de emoção.
Mas evitou.
Porque se chorasse, Nonato Cavalcante berraria junto com ele.
Mas deixemos isso pra lá...

Um passe na medida certa
O certo é que, lá pelas tantas, Nonato dominou a bola e fez um passe na medida para o entrevistado, lembrando-lhe que hoje se comemoram os 45 anos de Paragominas.
Pronto.
Foi o bastante para Jader matar no peito, baixar no terreno e sair em disparada em direção ao adversário.
O deputado lembrou dos primeiros tempos do município.
Aí, lembrou-se do início de sua própria carreira política.
Recordou de sua trajetória.
Destacou que, como governador, levou energia firme a Paragominas.
E emendou mais ou menos assim:
- Nonato, modéstia à parte, eu conheço o Pará. Eu ajudei a construir este Estado. É isso que incomoda. Agora, veja você, Nonato, tem esses meninos que ainda não trocaram as fraldas, que ainda não trocaram os cueiros, mas querem nos ensinar a fazer política, Nonato.
Na referência a “meninos”, “fraldas” e “cueiros”, todo mundo fez logo a ligação com Puty, que no início da semana desancou Jader.
Mas é possível, claro, que essa associação automática seja completamente equivocada.
É possível que o menino do desabafo de Jader seja outro.
É possível que seja qualquer menino lá do Arroio Chuí ou então um menino qualquer do extremo leste do País.
Agora, pensando bem, pensando melhor, sabe que os fatos e a lógica indicam que Jader estava devolvendo o Puty o que de Puty recebeu?
Pois é.

Por enquanto, empate técnico
A parada está 1 a 1.
Mas provavelmente vai ficar nisso.
Dr. Puty, vocês sabem, é sempre cioso de sua dupla condição de pré-candidato e de articulador político, a função mais nervosa, mais nevrálgica, mais nuclear do governo Ana Júlia.
Está certo, às vezes ele se esquece disso, incorpora inteiramente a sua condição de pré-candidato e se põe, mesmo como articulador político que continua a ser, a dar lambada também em aliados, inclusive nos que são cortejados por todo o resto do próprio PT.
Puty está errado?
Em tese, sim.
Na prática, não.
Pelo menos, não para sua chefa, a governadora Ana Júlia.
Ela, que deveria ver em chicotadas do gênero o resultado de uma incompatibilidade de funções, está como os nefelibatas – sambando e cantando nas nuvens.
Não foi ela quem disse em entrevista ao Diário não ver nada demais na dupla condição que Puty ostenta, porque Dilma Rousseff também é pré-candidata do governo Lula?
Com um amparo desses, com um aval desse calibre, como o que lhe premia a própria governadora, Puty tem mais é que lançar mão do chicote para sentar a pua, para baixar o sarrafo em quem bem entender, não é?
O único risco é levar lambadas de volta.
Embrulhadas – ou amortecidas – por cueiros e fraldas.
Hehehe.
Postado pelo Espaço Aberto

Retorna o ti-ti-ti de que o secretário de Integração Regional André Farias será candidato a deputado estadual nas próximas eleições.
Ah uns dois meses André garantiu ao blog, de pés juntos e sem dedos cruzados de que não é.
Hum.
Postado pelo blog do bacana.


Retorna o ti-ti-ti de que o secretário de Integração Regional André Farias será candidato a deputado estadual nas próximas eleições.
Ah uns dois meses André garantiu ao blog, de pés juntos e sem dedos cruzados de que não é.
Hum.
Postado pelo blog do bacana.

A estrela cai

Ademir Martins deve assumir a Superintendência do INCRA do Sul do Pará, no lugar de Raimundo Oliveira, a qualquer hora desincompatibilizando-se do cargo para disputar vaga à Assembléia Legislativa.

A candidatura de Oliveira ameaça a reeleição de Bernadete ten Caten (PT) como representa divisão de votos na disputa para a Câmara Federal. Nessa faixa de eleitorado basicamente mapeado nos assentamentos do INCRA, o deputado federal Zé Geraldo nadava de braçadas, deixando sobras para Beto da Fetagri , também do PT.

Posta a candidatura de Raimundo Oliveira à AL em dobradinha com o Chefe da Casa Civil da governadoria, Cláudio Puty, o destino de Bernadete pode ser a sala de aula, para onde ela deverá retornar como professora.

O certo é que o INCRA, confirmando-se a nomeação de Ademir Martins, como máquina infalível de geração de votos, tonificará as candidaturas proporcionais da DS no Sul do Estado.

Nos últimos 30 dias, Raimundo Oliveira provou ter o apoio declarado de grande maioria das lideranças ligadas aos movimentos populares. Encontros realizados em Marabá e Xinguara com o público alvo foram marcados pela presença maciça de presidentes de sindicatos rurais, movimentos de sem-terra, cooperativas diversas e de ONGs respeitadas no meio rural.

Além da oficialização do nome de Oliveira como candidato daqueles segmentos, manifestantes deixaram claro o distanciamento da influência de Bernadete Caten.

Isolada, a deputada estadual busca novos caminhos.
Postado por Hiroshi Bogéa em 08:07 13 comentários
Marcadores: Eleição 2010, Incra

Amor é fogo que arde sem se ver...

Amor é fogo que arde sem se ver ...
de Luís Vaz de Camões

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Prévia para o senado no PT ? Meu comentario e de outros.

Prévia para o senado no PT ?


Foi noticiado ontem no jornal Diário do Pará, que poderá ter previas internas do PT para definir o candidato ao senado e coloca a possibilidade da candidatura de Mário Cardoso, disputar com o deputado Federal Paulo Rocha a indicação, este debate teria sido feito na CNBB no último domingo. O que é de meu conhecimento é que a tendência do PT “Unidade na Luta” teria se definido por dois candidatos a Câmara Federal: Os deputados estaduais, Miriquinho Batista e Carlos Martins.

A candidatura do ex-deputado Mário Cardoso não foi tirada como uma candidatura da Unidade na Luta para federal, apesar de Mário Cardoso poder propô-la ao partido, independente da decisão da tendência. Claro que a posição da Unidade na Luta, fragiliza a candidatura de Mário. Não se debateu a possibilidade de prévia para o senado, aliás, tal possibilidade não foi nem ventilada.

Postado por Edilza Joana Oliveira Fontes às 02:04 5 comentários


www.ribamarribeirojunior.blogspot.com disse...
Conforme informações de Parauapebas - Blog do Ze Dudu

Acontecerá na próxima sexta-feira (22) em Belém, uma reunião do bloco de esquerda do PT paraense, formado pelas tendências AE (Pere Petit), PTLM ( Almir Trindade) e Movimento PT ( Bira Rodrigues).

Em discussão a candidatura à deputado federal do professor Mário Cardoso, ex candidato a prefeito de Belém em 2008 e que se cansou das promessas não cumpridas pela governadora Ana Júlia. Mario Cardoso, que era o candidato da tendência UL – Unidade na Luta (Paulo Rocha), foi preterido mais uma vez. Em reunião de lideranças da UL, a tendência escolheu Carlos Martins (Santarém) e Miriquinho Batista (região metropolitana de Belém) para apoiar.

Esses fatos levaram o professor Mário ao Bloco de Esquerda, que tem simpatia ao professor e deverá fechar posição nesta reunião. Faria ainda parte do acordo, o apoio ao cargo de estadual à Bira Rodrigues, pela metropolitana de Belém, e a outro candidato que seria indicado pela AE de Parauapebas, ainda não anunciado.


21 de janeiro de 2010 03:04
Anônimo disse...
1-bloco de esquerda fala serio o Pt todo e esquerda.
2- foi decisão do partido e de sua ampla maioria que uma vaga no senador e do Pt e a outra está colocada para o PMDB.
3- todos sabem que o candidato natural do Pt e o dep. federal Paulo Rocha, qualquer tipo de debate este ano como previa, e prejudicial ao PT e pra reeleição da companheira Ana.
O " bloco de esquerda" do PT paraense, formado pelas tendências AE (Pere Petit), PTLM ( Almir Trindade) e Movimento PT ( Bira Rodrigues. na minha opinião e um agrupamento de tendências enfraquecidas uma vez que a A.E perdeu muitos dos seus quadros, o PTLM não conseguiu amplia seus quadros além de nacionalmente fazerem parte do campo uma vez que sua maior liderança e Marta Suplicy e o movimento idem sempre fecham aos 45 minutos do 2 tempo com o campo além de falta uma liderança que não seja o Bira Rodrigues (vereador,reitor,Dep. Federal e etc...)acho que e necessário renovar mas como diz Tim Maia só não valer homem com homem e nem mulher com mulher o resto vale.Quero só ver no que vai dar.
Elizeu das Chagas

21 de janeiro de 2010 06:25
Anônimo disse...
o bloco de esquerda, nunca discutiu isso, pelo contrario no diretório estadual do PT eu e o companheiro Bira, em nome do bloco, confirmamos o apoio ao companheiro Paulo Rocha, legitimo e único candidato ao senado pelo PT. Nós opomos assim a aliança com o chefe de quadrilha Duciomar.
Além disso o CSR faz parte do bloco e apoia o companheiro Paulo Rocha, o resto e conversa de bastidores. Stefani Henrique pela executiva do CSR

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

COMENTÁRIO POSTADO NO BLOG DA PROF. EDILZA

19 de janeiro de 2010 10:47

Companheira Edilza gostei da analise no que se diz respeito aos candidatos tucanos(PSDB) e do DEM( os panetones do DF).
Os tucanos enfrentaram sua eleição mais difícil de todos os tempo pois não contaram mais com a maquina do governo do estado e com o mesmos números de prefeitos, além e lógica de ter que presta conta a ao povo do Pará sobre o tempo que estiveram lá em Brasília muitas das vezes votado contra o interesse do nosso povo.
O DEM coitado do VIC que na falta do que fazer viver pra acha defeito no governo de Ana Julia, vive no mundo das nuvens uma vez que as suas analises muitas das vezes são preconceituosas com relação a governadora e sua figura, mas vindo do Vic no mínimo e ciúme da Ana Julia, a trajetória da sua família e triste e dolorosa.
È so lembra dos escândalos na área de Saúde( Fernando Dourado que foi eleito vereador de Belém com muito mas muito dindin)os desvios monstruosos e cara de pau de sua esposa nariz de pinoquio( melhor Barbie) que toda semana dizia não saber de nada.
Resta uma pergunta como será que vai ser agora sem maquina, sem o presença Viva Programa sim assistencialista, pois dava o peixe mas nunca ensinava a pescar.
No PT acho que o debate está se dando muito nas tendências e necessário o Partido aproveita o aniversario de 30 anos e fazer um debate serio sobre a estratégia Partidária sobre como vai ter uma bancada maior e mais com qualificada e sangue novo também com conteúdo e ai que me desculpes os outros partidos, mas com o que ta se colocado hoje por hoje o PT vai fazer um bom time na câmara federal.
Uma pergunta que todo mundo me faz companheira Edilza a senhora quer ser Dep. Estadual ou federal pra não ter duvida como a senhora está politicamente pensando está eleição?
Um forte abraço Edilza
Elizeu das Chagas

PT 30 ANOS



O PT do Pará vai fazer uma festança para comemorar os 30 anos de fundação do partido.
Será no dia 30 deste mês, um dia de sábado, em dois momentos.
Primeiro, na sede do Pará Clube, com a solenidade de posse do presidente regional do Partido, João Batista da Silva, e dos presidentes municipais eleitos no final do ano passado.
Em seguida, à noite, à noite, a partir das 18h, na Aldeia Amazônica, com uma festa que terá atrações locais e nacionais.
Os convites já estão circulando.
Mano eu vou e você vai ?

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dudu de olho no Governo do Estado?

Em entrevista ao jornal Diário do Pará deste último domingo (17), o prefeito Duciomar Costa não perdeu tempo, logo após culpar o governo do Estado pelo caos na saúde em Belém, citou até a possibilidade de sair como candidato ao Governo nas próximas eleições em outubro.

Sobre perder o mandato devido ao processo de cassação que tramita no TRE, a resposta foi a mais ampla possível: - "Posso perder até a vida a qualquer momento, imagine o mandato".

Depois, Dudu ainda se esquivou de perguntas sobre irregularidades administrativas de seu governo municipal.

Vale lembrar, nesse cenário político-eleitoral, que pesquisas recentes (2010) apontam que Duciomar Costa é um dos prefeitos paraenses com pior avaliação de sua gestão, com 81% de reprovação. É isso mesmo, oitenta e um porcento de reprovação ao seu governo - aqueles entrevistados que dizem que seu governo é regular negativo, ruim ou péssimo.

Outro ponto importante em suas pretensões ao governo do Estado é seu altíssimo índice de rejeição da população da RMB - Região Metropolitana de Belém. Dudu tem 56% (cinquenta e seis porcento) de rejeição, chegando a 60% entre as eleitoras.

Será que esse "fortíssimo arsenal" de popularidade pode lhe garantir alguma possibilidade eleitoral?

Como você observa essa situação?

Analise da Prof. Edilza sobre deputados federais.

Perspectivas do eleitorado de Belém para a chapa de deputados federais.
No ano de 2006 tivemos a seguinte votação para a chapa de deputados federais em Belém:

•O PMDB teve 211.230, os puxadores de votos foram Jader Barbalho com 83.102, Wladimir Costa com 64.479 e Elcione 42.068.



• O PSDB obteve 84.454, sendo as maiores votações foram do Zenaldo Coutinho com 40.621 e Nilson Pinto 16.140.

• O PT teve 69.651, os mais votados foram SUELY com 21.132, Paulo Rocha com 17.982, José Geraldo 13.660 e Beto Faro 7.327.

• O DEM com 58.111. O mais votado da legenda foi Vic Pires Franco com 55.748.

• O PTB teve 55.881. Os mais votados da legenda: Armênio Moraes 18.667 e Paulo Castelo Branco 12.252.

As demais legendas que obtiveram votação em Belém foram:

PC do B com 25.198 (Todos da Socorro Gomes), PR com 19.057, PPS com 9.589, PSB com 6.516 e PV com 4.187. Os demais partidos tiveram votação muito pequena.

Alguns “puxadores” de votos, não estarão na disputa para as vagas de deputado federal em 2010. No PMDB, Jader Barbalho decidirá se disputa o governo ou senado. Para onde vão os 83 mil votos que ele conseguiu em Belém?

No PT, Suely Oliveira e Paulo Rocha, não serão mais candidatos a deputado(a) federal, abre-se no eleitorado cativo do PT, uma lacuna política. Quero lembrar que Beto Faro e Zé Geraldo, não demonstraram a capacidade de ampliação política no eleitorado urbano de Belém. Agora, se coloca a candidatura do ex-deputado Mário Cardoso, que obteve em Belém 249.200 mil votos na eleição para o senado em 2006 e 131.670 votos para prefeito de Belém em 2008, sem dúvida é um nome possível para preencher esta lacuna eleitoral na capital. Mario não deve ser candidato da unidade na Luta.


No PT, temos ainda, a candidatura do atual chefe da Casa Civil, que nunca concorreu a nenhuma eleição parlamentar, sendo uma incógnita sua eleição. Suely Oliveira consegue transferi votos a Puty? (Suely/Puty são candidatos da DS e farão dobradinha). Sua eleição depende da capacidade de dobrar dentro e fora do PT e de aglutinar várias lideranças em seu entorno.

Paulo Rocha, pela primeira vez na história do PT-Pará, não será candidato a deputado federal. A tendência interna de Paulo Rocha, pretende lançar dois candidatos a federal, o deputado estadual Carlos Martins (oeste do Pará) e o deputado estadual Miriquinho Batista (região tocantina), nenhum com tradição de votação em Belém. Nesta eleição provavelmente terão que ampliar suas votações e buscar votos na capital. Paulo sempre foi o elemento unificador do PT e de seu grupo politico, a pergunta que não quer calar é : conseguirá a Unidade na Luta eleger os dois federais? ou só um? Para quem irá os votos de Paulo Rocha na capital?

Na disputa federal, Vic Pires Franco do DEM deve manter a candidatura a deputado Federal, o desafio será obter o mesmo número de votos, não contando mais com a máquina do governo estadual e municipal.

No PSDB, Zenaldo Coutinho e Nilson Pinto, concorrerão aos mesmos cargos que em 2006, a diferença e que não contarão mais com a máquina do governo. Vamos ver se nestes anos de vida parlamentar, eles conseguiram manter suas votações na capital do estado.

Há uma grande expectativa em relação ao PTB, o partido do prefeito, que não elegeu nenhum federal em 2006. É importante, até pela sobrevivência política do prefeito, ter um deputado federal em Brasília. Não se sabe, qual é o nome preferencial de Duciomar para a Câmara Federal.

Existem ainda dois nomes que surgem com possibilidades eleitorais reais de eleição. São os do Deputado Arnaldo Jordy, que teve 83.520 votos em sua candidatura a prefeito de Belém (2008) e Edmilson Rodrigues, que foi prefeito da capital por dois mandatos, ex-deputado estadual e candidato a governador em 2006 e na sua trajetória política, teve sempre sua base eleitoral na capital. O desafio destes dois candidatos é fazer legenda. Podem ser muito bem votados individualmente, mas se suas agremiações partidárias não conseguirem coeficiente eleitoral para eleger um deputado. Comenta-se nos meios políticos que o coeficiente eleitoral deve ficar em torno de 160 mil votos.


O candidato Ademir Andrade do PSB, Neuton Miranda do PC do B e Zé Carlos do PV, terão as mesmas dificuldades de coeficiente eleitoral, por isso, estão debatendo as possibilidades para a formação de um bloco para concorrer às eleições federais. Com certeza não coligarão com o PT, apesar de apoiarem a reeleição da governadora Ana Júlia.



Os nomes estão postos, faça sua aposta.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que o Raul disse e o que não disse.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Na sexta feira foi publicado no jornal O Liberal e neste blog, um artigo do senhor Raul Meireles, presidente do SAAEB e conselheiro político (claro que não é o único) do prefeito Duciomar Costa. Tenho certeza que o artigo passou pelo prefeito, era de seu conhecimento, e sua declaração feita para esta blogueira confirma esta afirmação.



O texto tem que ser pensado nesta dimensão. É uma posição que pode ser provisória, mas posição oficial do prefeito.

O que o Raul disse? Vejamos:

1- O isolamento da candidatura Jatene, hoje é percebida por todos. Até o DEM, aliado histórico do PSDB, não declarou apoio, não estava na festa na ALEPA quando do anúncio da candidatura.

2- Deu um peso grande a figura do ex-governador Almir Gabriel para candidatura Jatene. Não é uma falta menor. Vou contar uma história verídica, para vocês perceberem como um ex-aliado pode melar uma campanha.

Em 1990, as eleições para governo do estado, contavam com três candidatos a governador, Almir Gabriel, Jader Barbalho e Sahid Xerfan, hoje vereador de Belém. A campanha de Almir foi montada para expor o bom administrador que o então senador Almir Gabriel tinha sido quando prefeito de Belém.

Almir foi indicado prefeito de Belém por Jader Barbalho, quando Jader, ganhou o governo do estado em 1982. As eleições diretas para prefeito só foram restabelecidas em 1985. Almir foi prefeito de 1983 á 1985. Em 1985 foi eleito Coutinho Jorge, pelo PMDB. Em 1986, Almir se elege senador pelo PMDB, e em 1988 sai do PMDB e funda, junto com Mario Covas o PSDB. Em 1989, concorre na chapa, como vice presidente de Mário Covas as eleições para presidência do Brasil. Collor é eleito. Em 1990 o PT faz aliança com PSDB para o governo do Pará.

Eu era da coordenação de campanha, e toda vez que a propaganda política na TV, exibia obras feitas por Almir Gabriel á frente da prefeitura, a propaganda do candidato Jader Barbalho dizia, "esta é uma obra de Jader Barbalho", ou" Almir é uma obra de Jader Barbalho". Aparecia um carimbo enorme e carimbava o rosto de Almir. Não passamos para o segundo turno e Almir não respondeu ao Jader.

O que quero chamar atenção, é que um ex-aliado pode fazer estragos em uma campanha, dependendo do que sabe e do que está disposto a dizer.

3- O PMDB pensa em lançar candidato ao governo e hoje o bloco PTB/PR faz o convite para aliança.

4- O PTB não pensa em aliança com o PT no primeiro turno.

5- Declara como vê a candidatura Ana Júlia, isolada.

6- Declara que só o peso da máquina, é pouco para ganhar eleição.

7- Avalia negativamente o governo Ana Júlia.

8- Indica falta de visibilidade política do governo para os eleitores, falta de credibilidade frente a seus interlocutores e diz que o governo não cumpre acordos.

9- Declara inexperiência e incompetência dos operadores políticos do governo.

10- Lança o prefeito, pré-candidato ao governo.

O que faltou analisar foi à possibilidade eleitoral do candidato Duciomar Costa. Assim como afirma que Jader não ganharia em um segundo turno, o que leva a crer que Duciomar ganha? O apoio do Jatene que ficaria de fora? Uma aliança novamente com PMDB no segundo turno? A rejeição do prefeito como anda agora? Tem pesquisa feita para garantir esta passagem para um segundo turno? Afinal o prefeito não estaria apostando só na máquina das prefeituras para ganhar as eleições?

Outro assunto foi o segundo turno. Este bloco PTB/PR ficará como, em um segundo turno, caso não esteja nele? Por fim, faz uma crítica a candidatura de Cláudio Puty a câmara federal.

A novidade é a possibilidade da candidatura do prefeito Duciomar. Mais um no tabuleiro de xadrez.
Postado por Edilza Joana Oliveira Fontes às 01:19

DUDU E A TERCEIRA VIA - Raul Meireles

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Até as pedras sabem que o centro político das eleições de 2010 no Pará passa, necessariamente, pela intervenção de quatro personagens centrais: o Deputado Jáder Barbalho (PMDB), o Prefeito Duciomar Costa (PTB), a Governadora Ana Júlia (PT) e o ex-governador Simão Jatene (PSDB). Da capacidade de articulação política que essas figuras tiverem, para lá se deslocará provavelmente a vitória do pleito.

O ex-governador Simão Jatene, já com a candidatura lançada ao governo do estado, dos quatro, é o que está mais fragilizado. De um lado, porque sua trajetória político-eleitoral está indelevelmente ligada a figura do também ex-governador Almir Gabriel que o arrancou das entranhas da burocracia governamental e o fez governador com a força gigantesca da máquina estatal, sem que ele tivesse sido submetido anteriormente a qualquer experiência pessoal de disputa eleitoral. Ocorre que o seu criador no passado é seu principal algoz no presente. Este fato lhe deixa extremamente vulnerável e amputa boa parte do apoio eleitoral que ele poderia agregar. De outro lado, porque depois de 12 anos de poder no Estado, o PSDB elegeu apenas 13 prefeitos o que corresponde a 9,1% em relação aos 143 municípios em disputa, portanto, muito abaixo dos 47 prefeitos eleitos em 2004 que significou, aquela altura, 32,9%, logo, teve um desempenho pífio nas últimas eleições municipais que lançaram as bases para este ano e agora colhe os frutos que plantou.

A Governadora Ana Júlia, também já colocada como candidata a reeleição neste ano, enfrenta dificuldades de diversas ordens. Desde o desgaste natural de ser governo, agravado pela inexistência de realizações expressivas capazes de chamar a atenção da sociedade, passando pela falta de credibilidade frente a seus interlocutores, pelo fato de não cumprir os acordos que estabelece, até a brutal inexperiência e, mesmo, incompetência de seus operadores políticos, ora arredios ao diálogo que é o principal combustível do fazer político, ora enredados num emaranhado de objetivos menores e pessoais, cujo foco está distante da preocupação de reelegê-la. Numa palavra: a maioria das tendências internas do PT, exceção feita à DS, corrente da Governadora, precisam dela e do seu governo para eleger ou reeleger seus candidatos, mas não precisam necessariamente reelegê-la. Não é outra a razão pela qual tanto o PMDB, aliado de primeira hora, lança sinais bastante claros de que pretende abandonar o barco, quanto o PTB que vinha num processo de aproximação, cada vez mais procura se distanciar dessa alternativa. Isso indica que a candidatura da Governadora Ana Júlia, mantido o estado da arte, corre o risco de trilhar o perigoso caminho do isolamento, reduzindo suas chances de reeleição. Por óbvio que não se pode ignorar a força da máquina estatal e o seu poder de influência, quando essa se coloca em movimento, mas apostar apenas nisso é um erro político crasso. Não só de maquinários, tratores e implementos agrícolas, vive o eleitor paraense.

O Deputado Jáder Barbalho convive com o dilema de ter que se decidir entre a candidatura ao governo, ao senado, ou continuar sendo Deputado Federal, hipótese pouco provável, mas que não se pode excluí-la do campo das possibilidades. Se fizer a opção pelo governo estará optando pelo PMDB, digamos uma posição mais partidária, pois na hipótese de vitória poderá acomodar os aliados que o acompanham ao longo desse tempo de maneira mais ampla e mais fácil. Se por outro lado, disputar o senado estará fazendo uma opção de corte pessoal, pela qualidade de vida que aquela casa propicia aos seus membros, além do que terá mais tempo para olhar do planalto o desenrolar da política local. No entanto, para tomar sua posição definitiva, precisa saber qual será a direção que o Prefeito Duciomar seguirá. Jáder, certamente, não acompanhará no primeiro turno nem Ana Júlia, a menos que condições especialíssimas postas pelo Planalto consigam convencê-lo, tão pouco Simão Jatene que não tem cacife político para atraí-lo. Resta-lhe, portanto, acompanhar de perto e com muito interesse o movimento que vem sendo consertado pelo bloco PTB/PR.

O Prefeito Duciomar, se olharmos pelo ângulo político-institucional, é o mais tranqüilo. Ainda tem 03 anos de mandato, uma administração saneada sob todos os aspectos, com muitos recursos para investimento e com obras estruturantes em desenvolvimento o que indica a probabilidade de fechar sua gestão em ascensão e administrar politicamente os dois anos que ficará sem mandato. No entanto, não é menos complexa, pois dispões pouco mais de 60 dias para tomar uma posição. É muito provável que como o PMDB, o PTB também não apoiará no primeiro turno nem Ana Júlia, muito menos Jatene. O que se tem observado, pelos movimentos do Prefeito é sua intenção de formatar uma articulação político-partidária, a partir do bloco PTB/PR compondo com o PDT, do Deputado Giovanni Queiroz, que já integra a administração municipal e não tem o menor interesse de criar dificuldades desnecessárias se unindo a candidatura de Ana Júlia, em razão do brutal desgaste que o governo estadual experimenta no sul do Pará, onde se concentra a principal base eleitoral do partido e do seu presidente, muito menos de se aliar ao candidato Jatene, cujas divergências suplantam o campo da política.

Se o Duciomar conseguir fechar essa trinca partidária, PTB/PR/PDT, terá grandes chances de atrair o PP, do Deputado Gerson Peres, hoje ancorado ao governo Ana Júlia por falta de melhor opção. Ademais, se considerarmos que o Prefeito dispõe de vários espaços no seu governo, bastantes atrativos, capazes de compensar a eventual perda que o PP terá se sair da SEAD, essa hipótese torna-se perfeitamente factível. Esse bloco agrega mais de 40 prefeituras no estado, incluindo Belém, Marabá, Redenção, Castanhal, Capanema, portanto, pelo menos um terço dos votos do estado. Diante desse fato, a pergunta que não quer calar é: o que fará o PMDB? Já dissemos que não apoiará no primeiro turno nenhuma das duas vias postas em disputa, PSDB e PT. Então? Vai aventurar colocando um “laranja” para disputar o governo e por em risco a eleição para o senado do seu principal líder? Ou, ele próprio se lançará candidato, sabendo que pode até chegar na frente no primeiro turno, mas não tem chance de vencer o segundo? Ou vai ancorar nessa terceira via, liderada pelo Prefeito Duciomar, para garantir sua eleição ao senado que todos sabem é sua opção preferencial?

A meu juízo, nesse último cenário, Duciomar é candidato ao governo e comandará um segundo palanque para Ministra Dilma Roussef no Pará.


Belém, 11 de janeiro de 2010

Raul Meireles
Advogado



Anônimo disse...
Pior das analises políticas são aquelas tendenciosas senhor Raul Meireiles.
1. Em Belém e região metropolitana todos sabem como está o governo Duciomar que a 5 anos viver enrolando o povo. Sua obra mais falada acredito eu que nem no final do seu 2 mandato conseguira entregar a população. área da saúde e um verdadeiro desastre tanto que nem o Seu antonio Vinagre deu conta recado do matadouro dos PSMs e esse papo de joga a culpa no governo do estado não cola mais pois já deu tempo de arrumar a casa a muito tempo e seu sobrinho Saulo costa e quem manda realmente nesta área sem fala do nepostimo evidente e varias vezes denunciado . O trânsito e um verdadeiro caos saneamento nem se fala.Claro que a maquina da prefeitura de Belém tem um peso que não podemos desprezar mas vc acha mesmo que Lula e Dilma ficaram de qual lado numa eventual disputa esse papo de dois palanques e conversa fiada e bom só pra Dilma a governadora tem luz própria e obras não as dos 12 anos mas obras que mudam a vida das pessoas.o PP já está com Ana e quem diz isso e o próprio presidente do PP aqui no Pará que de burro não tem nada pois saber que pra se eleito precisa de uma "parceria" com quem e mais forte em termos financeiros, o PV também está compondo o bloco da governadora além do PSB e PCdoB e outros partidos pequenos mas com grandes lideranças com do vereador Pastor Raul. Então hoje por hoje quem está mais forte e sim a Governadora que inclusive começa aparece com grandes obras em parceria inclusive com o prefeito Duciomar o que claro desagradar ao senhor Jader Barbalho que na minha opinião vem mesmo e pro senador na 2 vagas do bloco governista pois seria um risco muito grande fica sem mandato caso fosse candidato ao governo e fosse derrotado e isso seria muito improvável pro senador pois com a duas maquinas (federal e estadual) Paulo e Jader seriam difíceis de serem derrotados e claro nesta negociação ainda aumentaria seu poder nos órgãos federal e ampliação no seus espaços estadual.
No mais um forte abraço.
Elizeu das Chagas

Empréstimo pode ser decisivo para aliança PT-PMDB

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Poucos estão dando muito importância.
Poucos estão atribuindo a devida, a necessária relevância ao pretendido empréstimo de R$ 366 milhões que o governo Ana Júlia pretende contrair junto ao BNDES.
Mas a aprovação – ou não – desse empréstimo poderá ser a senha que decretará o fim ou a sobrevivência, por mais alguns meses, da aliança entre o PT de Ana Júlia e o PMDB do deputado Jader Barbalho.
O projeto está na Assembleia desde o final do ano passado.
É preciso que o Legislativo dê a autorização necessária para que o Estado contraia o empréstimo. Até agora, nada indica – absolutamente nada – que o PMDB esteja disposto a aprovar a matéria.
A justificativa: a Assembleia já aprovou mais de R$ 1,5 bilhão em empréstimos e até agora o governo do Estado não se dignou esclarecer quando, como e onde o dinheiro está sendo aplicado.
O Legislativo volta às atividades em fevereiro.
O governo, podem anotar, se movimenta para obter a aprovação do empréstimo sem precisar do apoio do PMDB.
É dificílimo que isso ocorra.
Mas, se ocorrer, o governo de Ana Júlia obterá, juntamente com a aprovação, a sua carta de alforria do PMDB.
Do contrário, se o pedido de autorização do empréstimo for rejeitado, e ainda mais, se para a rejeição o PMDB tiver contribuído decisivamente, o governo se sentirá praticamente liberado de considerá-lo como parceiro político - se é que ainda o considera.
O repórter tem conversado com alguns deputados de vários partidos, à exceção dos parlamentares do PT, porque estes, é evidente, vão votar favoravelmente à matéria.
Quanto aos demais, o posicionamento tem variado do “não” irreversível à aprovação do empréstimo a uma posição, no mínimo, reticente, de cautela, naquela base do “está difícil a aprovação, mas vamos ver o que acontece até lá”.
Pois é.
Vamos ver o que acontece até lá.
Fonte: blog do Espaço Aberto.