quarta-feira, 10 de março de 2010

Enviado por e-mail pelo líder do governo na Alepa, deputado Airton Faleiro


O deputado Airton Faleiro, líder do Governo na Assembléia Legislativa, disse nesta terça-feira, 09, que o PMDB vai apoiar a aprovação do empréstimo de 193,9 milhões de reais, cujos recursos são destinados aos investimentos em obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Hoje, enquanto no plenário da Assembléia Legislativa os debates estavam acalorados, nos bastidores o líder da bancada do PMDB, Parsifal Pontes, informava ao líder do Governo, Airton Faleiro, que o partido estava oficializando o apoio a aprovação do empréstimo, conhecido como Pró-Pac.

Parsifal solicitou ao governo que envie informações detalhadas sobre as ações em que o governo vai aplicar os recursos. Airton Faleiro já fez contato com a governadora e as informações já estão sendo providenciadas.

Empréstimo

Na sessão desta terça-feira, 09, o clima esquentou no plenário da Alepa por causa da movimentação do governo para a aprovação do empréstimo de 366 milhões.

O governo tem procurado apoio junto aos prefeitos, partidos políticos e parlamentares, o que tem provocado reações de alguns parlamentares, que qualificam isso como pressão do Executivo.

“Considero natural e aceitável os dois movimentos. Se por um lado, aqueles que questionam, condicionam e até são contra a aprovação do projeto, estão se manifestando na defesa de suas idéias e posicionamentos, não vejo nenhum problema o governo fazer a sua movimentação em favor da aprovação do projeto ( do empréstimo). Quero assegurar que, em todas as conversas que tive com a governadora, ela tem reiterado o seu pedido para que aprovemos o projeto”, disse Airton Faleiro.

Ainda expressando afirmações da governadora, Airton Faleiro disse que Ana Júlia, quer a aprovação do empréstimo, mas de forma respeitosa e acreditando sempre no compromisso que a Assembléia Legislativa tem com o povo do Pará. “ Não esperem que o governo vá se prestar ao serviço de jogar a opinião pública contra o Poder Legislativo. A governadora continua otimista na busca do entendimento político com os parlamentares, que é o melhor caminho para a aprovação do empréstimo”, disse.

Prefeitos – Na busca de atender à principal crítica ao governo, por parte dos parlamentares, que querem a especificação da aplicação dos recursos de 366 milhões, e que também questionam a aprovação do empréstimo, o governo começou a semana reunindo com presidentes de associações de municípios e a Federação Estadual dos Municípios.

Na reunião o governo submeteu ao conhecimento dos dirigentes e prefeitos, a planilha que detalha a aplicação dos recursos e também recebeu sugestões para a aplicação dos recursos. A principal delas foi o pedido dos prefeitos para elevar o valor destinado aos convênios com as prefeituras, hoje orçado em 30 milhões e a garantia que os 144 municípios paraenses sejam contemplados.

“Vamos levar essas sugestões à governadora, mas, pelo que observei da equipe do governo, este aumento no repasse aos municípios deve ser atendido, bem como a garantia do atendimento dos 144 municípios”, disse Airton Faleiro.

Participaram da reunião os secretários de Estado, André Farias, Integração Regional, Edilson Rodrigues, Secretaria de Governo e o chefe da Casa Civil, Everaldo Martins e mais de 20 prefeitos. Representando a Federação Estadual dos Municípios, estava o prefeito de Moju, Iran Lima.

O próximo passo do governo é reunir com a Assembléia Legislativa para discutir a planilha. “Vou conversar com o presidente da Casa (Domingos Juvenil) e líderes partidários para combinar a melhor forma de discutir o assunto. Pode ser com as bancadas, inclusive da oposição, ou então com os líderes partidários, em uma única reunião. O caso é que o governo vai submeter ao Poder Legislativo à apreciação da planilha com destinação dos recursos”.

Oposição - O líder do governo conversou com o líder do PSDB, José Megale, que sugeriu uma reunião com os líderes partidários da Casa, para fazer um balanço do cumprimento da agenda de acordos feitos pelo governo com as bancadas. “ Megale lembrou que acordo é para ser cumprido, fazendo referência ao acordo feito entre o governo e os líderes de partidos, no final do ano, garantido que o projeto ( do empréstimo), viria para a pauta no início dos trabalhos e que vai propor aos líderes que o acordo seja cumprido e quem quiser votar contra ou a favor que vote, mas que o projeto venha para a pauta”, afirmou Airton Faleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário