sexta-feira, 5 de março de 2010

MULHERES BRASILEIRAS,PARAENSES E DA MINHA VIDA.



MINHA HOMENAGEM AO 08 DE MARÇO
Poderia relembrar nomes e fatos relativos a grandes vultos femininos que permeiam a história do Brasil( papo furado ) e do mundo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher( Hum Hum). Poderia cobri-las de elogios(afinal elas adoram). Mas sei do fundo da alma e com a experiência de vida, de que esse ser forte, determinado e invencível, o que menos espera da vida é elogios.
As mulheres, meus amigos e amigas , é que movimentam a máquina do mundo e giram a roda da vida. A coragem delas é absolutamente superior a dos homens. Qualquer mulher, por mais miúda, desprotegida, pobre, analfabeta, na defesa de um filho ou de sua família, de uma causa ou de um ideal, se tornará maior que um tanque de guerra. Existe, porém, fundamental diferença: pode-se derrotar um tanque, jamais uma mulher (só se for de amor).

Nos anos em que militei na vida estudantil e política, aprendi uma dura realidade que poderia ter ferido os meus brios de macho, mas acabou por me ensinar muito: onde um homem faz bem, uma mulher faz melhor. Quando um homem pode não dar conta, uma mulher enfrenta. Quantas e quantas vezes como dirigente vi as companheiras no mais distantes deste estado e testemunhei a força, a alegria, o entusiasmo e a competência com que cumpriram seus papéis e trabalharam tão bem quanto qualquer companheiro homem o faria!
Na PT, idem. Sem tirar nem por. As mulheres tiveram um papel excepcional. Algum companheiro poderá dizer de forma muito bem-intencionada, mas não conseguindo esconder o machismo, que “elas estão firmes na retaguarda”. Não é bem assim. Aliás, não foi assim de jeito nenhum: as mulheres estiveram sempre à frente da maioria dos homens; tão firmes quanto o mais bravo dos machões; enfrentaram as adversidades com tanta coragem quantos os homens e são peças fundamentais em trinta anos de vida do maior partido de esquerda de toda história da América Latina (se bem que eu só tenho 28 anos).
O fato de vivermos numa sociedade machista – hoje menos que ontem, mas ainda muito preconceituosa em relação ao papel da mulher, não impediu que muitas delas adentrassem nossa história de forma definitiva. Cada um de nós tem um exemplo feminino altamente construtivo, uma mulher que nos marcou para além da própria família e que não é a primeira namorada. Há mulheres extraordinárias que não vem na vida a passeio, vem com missão. São fachos de luz a clarear as trevas e apontar caminhos. Ai de nós sem elas!
Escolhi 5 mulheres da minha Vida minha Mãe(já Falecida), minha Tia-mãe(Já Falecida) e Minhas filhas Iracema Souza e Neia( Filha adotiva) e uma que ainda está por vim...
Cinco vidas absolutamente distintas, cinco universos generosos, 5 cidadãs invulgares. Na figura de minha mãe e de minha tia e de minha duas filhotas homenageio a mulher brasileira. Justamente no ano em que a minha filha , que reúne sabedoria, a competência e a coragem de me ensina grandes lições mesmo sem saber . Vejo o Brasil logo logo muda com a oportunidade de disputar, com grandes chances de vitória, a presidência da República (Dilma a nova estrela ).
Até o início dos anos 60, nos Estados Unidos, os negros não podiam entrar na maioria dos restaurantes e eram obrigados a ceder seus assentos nos ônibus coletivos aos brancos em alguns Estado. Hoje, um deles entrou para a história sendo o primeiro presidente negro da mais poderosa Nação democrática do mundo e está trabalhando no salão oval, ocupando a mesma cadeira de Lincoln, Roosevelt e Kennedy. No Brasil, de tantas desigualdades sociais e preconceitos, um operário sem curso superior chegou à presidência da República e está fazendo o maior governo da história desde JK e Getúlio. Recuperou a economia, a credibilidade, a autoestima, a dignidade do Brasil e dos brasileiros. A aprovação popular ao seu governo é a maior já alcançada em todos os tempos. Seu prestígio no Brasil e no exterior é impressionante. Os indicadores sociais e econômicos de sua gestão são invejáveis. Em 2010, as mulheres brasileiras, como o negro da Casa Branca e o operário do ABC, terão sua chance de fazer história. E tenham certeza de que farão muito bem feito, como só as mulheres sabem fazer.
retratos da minha vida pessoal com um pouco de politica ou vice-versa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário