terça-feira, 16 de março de 2010

Que País e esse ?



Este é o país onde Tribunais de Justiça vendem sentenças, Ministérios Públicos às vezes são omissos, Governos fazem relatórios que não publicam, pessoas sugerem conhecer atos e fatos graves que omitem até o momento em que por conveniências pessoais os trazem a público, nem sempre da melhor forma.

E é tambéms também o país onde alguns juízes são íntegros e possibilitam que a nossa esperança na Justiça reviva sempre, onde alguns Procuradores demonstram que sua prioridade é o bem público, onde cidadãos comuns têm coragem de denunciar, de colaborar para a punição de criminosos.

É o país dos que não dormem com medo dos que não comem, como já afirmou Clóvis Rossi, dos jardineiros do Paloci, dos primeiros filhos talentosos dos dois últimos presidentes. Mas é o país onde um chefe de família, num abrigo de flagelados pela enchente, devolve um dinheiro que indevidamente lhe chegou às mãos.

É o país do Dr. Ulysses e da sua Constituição Cidadã, do movimento negro e dos indígenas, dos defensores dos direitos das mulheres, das crianças e dos adolescentes, que garantiram conquistas importantes naquela mesma Constituição.

É o país onde a população confia menos na polícia do que na TV Globo, onde os corruptos mancham instituições e às vezes nos fazem até esquecer que em cada uma delas ainda existem pessoas decentes.

É o país onde os jovens são as maiores vítimas das mortes por causas violentas, mas onde alguns acreditamque todo jovem preto e pobre é marginal.

É o país onde quando nosso interesse privado tem que ser defendido, apela-se para a república e para a democracia, mas quando o interesse público é ferido, achamos que não temos nada a ver com isso, e dane-se a República!

O país onde apesar do aumento da renda média, a riqueza continua violentamente concentrada nas mãos de poucos, onde os programas sociais utilizam alguns bilhões de reais enquanto os maiores bancos privados têm em um ano lucros que dariam para sustentar um Bolsa Família por cem anos.

É o país do Daniel Dantas, mas também do Delegado Protógenes Queiroz. Do "Ministro" Gilmar Mendes, mas também do nosso desembargador José Maria Quadros de Alencar.

É também o país de pessoas como você e eu que acreditam que o Brasil e o Pará vão dar certo.
12 Janeiro 20091 comentário sem avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário