terça-feira, 13 de abril de 2010

Resposta do Cláudio Puty ao deputado Jader Barbalho

O deputado Jader Barbalho publicou ontem, no jornal de sua propriedade, um artigo em que reclama do “desmonte” do turismo no estado do Pará.

Reclama dos investimentos perdidos no estado ocasionados pela escolha de Manaus como sede da copa do mundo, da “perda” do grand prix de atletismo.

Depois, faz autopropaganda no seu estilo tradicional: relaciona ações de seus dois governos como fundamentais para a estruturação do setor. O deputado tem se dedicado ultimamente a recontar a história de suas administrações, omitindo, obviamente, os capítulos mais polêmicos.

Após ler o artigo, a primeira pergunta que me veio à cabeça foi: se o deputado está tão preocupado com investimentos no estado, porque se dedica quotidianamente a fazer que o Pará seja o único estado da federação a não receber os R$ 366 milhões da compensação pela perda de arrecadação no ano passado e os R$ 194 milhões destinados a complementar as obras do PAC?

Lembro das notas em seu jornal, às vésperas da decisão das sub-sedes da copa de 2014, repletas de autoelogios. Falava-se do prestígio do deputado junto à CBF, do seu trânsito na FIFA.

Perdida a copa, imediatamente os pais da copa em Belém espertamente sumiram, e agora retornam sob nova roupagem: a de oposição de véspera de eleição.
Lembro ainda aos leitores, que durante quase três anos, a Paratur foi dirigida pela ex-deputada Ann Pontes, indicada pelo deputado. Se houve problemas na gestão pública do turismo no Pará no último período, é difícil imaginar que o deputado Jader Barbalho não tenha pelo menos uma parcela de responsabilidade nisso.

Não termos sido escolhidos como sub-sede da copa do mundo foi realmente uma pena e não dependia somente do governo do estado ou da prefeitura, já que a decisão é da FIFA.

O presidente Lula confidenciou à governadora, na viagem de volta de Zurique, quando da escolha do Brasil como país sede, que a disputa de Belém não seria com Manaus e sim com a decisão, por parte da FIFA, entre termos uma ou duas sub-sedes na região norte.

Segundo o nosso presidente, já havia uma decisão consolidada por garantir Manaus havia alguns meses e deveríamos lutar por outra sede.

Um ano antes da decisão, contratamos consultoria da PriceWhitehouse Coopers que ajudou na elaboração de um dos melhores projetos dentre as candidatas. Infelizmente, tivemos que conviver com a oposição dos senadores do PSDB do Pará, que se dedicaram a divulgar a falsa imagem de um Pará violento, dominado por movimentos sociais sanguinários, como se torcessem pela perda da sede.

A FIFA, apesar do pedido até do Presidente Lula, preferiu dar uma quarta sede para o nordeste: Natal.

Apesar disso, garantimos as obras para a região metropolitana de Belém. A execução do Ação Metrópole, plano de investimento viário que estava engavetado havia 20 anos. O viaduto da Júlio Cesar, a duplicação da Transmangueirão, a Nova Avenida Independência são uma realidade cada dia mais visível. E isso é só a primeira etapa.

Para a segunda etapa, já engatilhamos recursos para o financiamento de uma completa reestruturação do transporte coletivo metropolitano nos próximos anos, com bilhete-único e vias expressas para ônibus.

Grandes obras como as eclusas de Tucuruí permitirão a integração do estado, e o crescimento da pesca esportiva. O novo centro de convenções de Santarém preencherá uma importante lacuna na região oeste do Pará.

As diversas orlas com sinal gratuito de internet em Itaituba, Marabá, Icoaraci e Santarém combinam inclusão social, digital e melhoria nas condições de alguns de nossos importantes equipamentos turísticos.

Os investimentos que trouxemos ao Pará, e que o deputado não contabiliza, já estão gerando milhares de empregos, capacitação profissional, novos hotéis e shopping centers.

É o caso dos efeitos diretos e indiretos criados pela instalação da nova siderúrgica ALPA em Marabá e dos investimentos da Petrobrás biocombustíveis em Belém e no Baixo Tocantins.

Seriam necessárias várias copas do mundo para igualar os investimentos públicos e privados que estão sendo feitos no Pará, e que foram garantidos pela força da governadora Ana Júlia junto ao governo federal.

Quanto ao trabalho da nova gestão da Paratur, vamos dar um crédito ao Dr. Luis Antônio, jovem dirigente do Partido Social-Cristão, que aceitou o convite da governadora, para ajudar a fortalecer o turismo no estado do Pará.

Sucesso para o novo dirigente e bom trabalho!

Postado por Claudio Puty:  http://claudioputy.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário