quarta-feira, 26 de maio de 2010

Entrevista com Elizeu Chagas do PT/PA

Ex líder estudantil, Elizeu Chagas é militante do PT e atualmente presta assessoria política para o presidente da Câmara Municipal de Jacundá e também na Assessoria de Assuntos Institucionais do PT/PA, na gestão de Ademir Martins e agora de Cláudio Puty.

Elizeu conta de suas conquistas e sufoco que passou frente aos movimentos políticos que ele participou, além de sua opinião sobre o atual governo.


* Tayanne: Na época que você era líder estudantil, quais eram seus princípios?

Elizeu: No inicio eu queria só me dar bem. Meu propósito era aparecer muito mais do que lutar a favor do povo. Queria ganhar status, por que, na época, os outros alunos olham diferente para os líderes estudantis e os professores te respeitam.
Somente depois de muito aprender com meus lideres, é que fui tendo uma nova visão das nossas responsabilidades. Agente representa o povo, então as angustias e os sonhos estão depositados dentro de nós. Éramos a voz dos estudantes, com isso, mudei muita coisa ao meu redor.
Hoje posso voltar de cabeça erguida, aonde tudo isso começou e ficar feliz de ter feito muitas coisas. Isso é muito gratificante.

Tayanne: Qual foi a conquista que você participou militando, na qual, te deu mais orgulho?

Elizeu: Foram várias. O grupo de capoeira, a Banda marcial que resgatamos e o grupo de teatro, me dão muito orgulho. Mas a mais valorosa foi à luta do pólo esportivo, pois tive que entrar em uma piscina cheia de limo e sapos (risos) e fechar a José Bonifacio, foi muito bacana.

Tayanne: Qual o primeiro movimento político que você participou?
Elizeu: Uma greve dos professores. Fiz parte do comando de greve contra Izabel Amazonas, no governo Almir Gabriel. A greve durou 1 mês e teve até greve de fome em frente a Basílica de Nazaré. Bati e apanhei da polícia.

tayanne: Quantos dias a grave de fome durou?
Elizeu: Começou com dez professores e durou uma semana. O último foi o professor Augustinho. Nós queríamos sensibilizar a sociedade e o governo, por uma educação mais digna, de qualidade e gratuita.

Tayanne: Tinha também interesse de aumento de salário?
Elizeu: Esse não era o foco central, tínhamos objetivos mais abrangentes.

Tayanne: Como você classifica o governo atual?
Elizeu: Um governo de diálogo, que tem avançado, dentro das perspectivas de um governo que tem limites burocráticos. Um governo cumpridor de leis de responsabilidades financeiras.
Hoje temos escolas adequadas, laboratórios de informática, quadras de esportes, escolas abertas aos finais de semana, enfim, uma série de coisas que no meu tempo não tinha. Até pra se recebido por um secretário de estado, era uma dificuldade.

tayanne: Para você o que é democracia?

Elizeu: Democracia é a liberdade de expressar o que você acha e pensa. É debater e aprender novas idéias.

Tayanne: Você acha que é democracia a obrigação do voto?


Elizeu: Sou contra a obrigatoriedade, mas aqui no Brasil ainda não chegamos ao ponto de deixa de ser uma obrigação. A maioria da população não sabe o poder que tem nas mãos; imagina se não fosse obrigado, seria um caos.

Tayanne: Você acha o governo da Ana Júlia, um governo democrático?

Elizeu: Sobre alguns aspectos sim. Acho que a sociedade participa do governo, mas infelizmente não é como deveríamos. Por vezes somos reféns da assembléia legislativa e acabamos nas mãos de deputados que não estão se importando com a sociedade.
O governo atual, é um governo transparente que não esconde sujeiras de baixo do tapete. A nossa Governadora sabe ter postura e age com firmeza quando necessário.

Tayanne: Como você escolhe seus candidatos?

Elizeu: Eu dou um voto de confiança. Para mim o candidato tem que representa os interesses dos excluídos, tem que ter postura, também tem que saber ouvir e tem que está ao lado do povo.

Tayanne: O mais importante para você é a cor partidária na hora de tomar essa decisão?

Elizeu: Sou um militante, me centralizo pelo que a maioria decide.

Tayanne:  Então se for um péssimo candidato, mas se ele tiver a cor do seu partido, você vota nele?

Elizeu:Se eu ver que ele não será um bom candidato, não voto e nem peço voto.

Tayanne: O que falta à juventude no Estado do Pará?
Elizeu: Mais garra, mais ações. O jovem, hoje, tem que sair do discurso, tem que ir às ruas fazer política de verdade para ver as coisas mudarem.

Tayanne: O que é preciso pra ser candidato independente de partido?

Elizeu: O candidato tem que saber ouvir as pessoas ao seu redor, sem se importar com hierarquia. Tem que ser a cara do povo, não necessariamente ter nascido na pobreza, mas ter vivenciado a vida sofrida dos que votaram nele. É imprescindível transmitir seriedade e sinceridade; tem que ter sensibilidade e ser firme quando precisar, não se esquecendo do mais importante: o carisma. Um candidato que defende os interesses da maioria, com certeza terá visibilidade.                                                
                                                         
*Tayanne Lavor

tayanne_lavor87@hotmail.com


Bacharel em Publicidade e Propaganda


Faz parte da Equipe do BLOG PARÁ TERRA DE DIREITOS.














6 comentários:

  1. matéria ótima!

    Clarissa Damasceno

    ResponderExcluir
  2. Parabens tayanne pela entrevista, pois não sabia desse lado histórico do companheiro queria fazer uma pergunta ao Elizeu quem vc vai vota nesta eleição e por que ?
    Edikeise
    V.A (Vilhena Alves)

    ResponderExcluir
  3. A participação efetiva da juventude é fundamental para mudar a "cara" da política partidária no Brasil e especialmente no Pará. Precisamos de mais alternativas na hora de votar. Queremos candidatos sérios, comprometidos socialmente e acima de tudo, honestos. Para isso é imprescindível que os jovens se interessem e participem da cena política. A história política do Elizeu pode ser usada como um exemplo a ser seguido.

    ResponderExcluir
  4. é isso ai caro anônimo de cima...
    gostei muito de suas palavras.
    eu também queria saber em quem o Elizeu vai votar ahahah mas também queria saber se o Elizeu escolheu pela cor partidária ou pelos atributos do candidato.

    ResponderExcluir
  5. elizeu vai votar em edmilson rodrigues!!!!!
    a unica referencia da politica no pará e no brasil......e olha que conheço atragetoria desse combatente e sei o que o amigo tem passado pelo descaso do pt e do governo.......

    odonaldo

    ResponderExcluir
  6. atributos dos candidato rsrsrsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir