segunda-feira, 10 de maio de 2010

MAIS OPORTUNIDADE E MENOS VIOLÊNCIA.

*Tayanne Lavor


Primeiro cria-se um mundo "ideal", cheio de fantasias, depois vem a impossibilidade de concretização desses sonhos. Logo após, surgem promessas de um mundo "fantástico"; é ai que milhares de pais perdem seus filhos para a criminalidade.

"Violência em Belém envolve jovens que estão situados na faixa etária dos 18 aos 24 anos e que vivem, em sua maioria, nos bairros periféricos da cidade". É o que apontava o estudo 'Crescimento, Pobreza e Violência em Belém' de autoria dos pesquisadores do Programa Pobreza e Meio Ambiente (Poema), Thomas Mitschein, Jadson Chaves e Henrique Miranda, lançado em 2008 na livraria da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Hoje, porém, vemos que a violência não se limita a periferia, ela já pediu passagem e "roubou" um espaço significativo na sociedade, sem fazer distinção de classe ou cor.

Sabemos que os mais vulneráveis são os jovens, eles exibem a marca da violência de nossa cidade. Geralmente eles vêm de lares desarmônicos, se transformando em pessoas amargas, tendo apenas poucas saídas: testemunhar ou se fazer vítima. Para muitos esse mundo violento é visto como algo que faz parte de suas vidas.

O desafio é investir em políticas públicas para evitar que a juventude caia no mundo do crime. Devemos exigir de nosso governo que ele oferte oportunidades para evitar que pessoas se rendam a "sedução" do mundo criminal. A regra é: mais oportunidade e menos violência!



*Tayanne Lavor
tayanne_lavor87@hotmail.com

Bacharel em Publicidade e Propaganda uma grande amiga, e claro  uma excelente profissional.

Ela faz parte da equipe do Blog e estará uma vez na semana aqui conosco.


4 comentários:

  1. muito legal! alias, todos os postes são bem interessantes.

    maria célia

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, a equipe do Blog, manda um abraço muito carinhoso para você, volte sempre e claro vire nossa seguidora.
    Ok.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post.
    Espero que os nossos governantes leiam textos como este para se conciezarem dos problemas da população e resolvê-los.

    Carlos Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. esse último parágrafo do texto diz tudo.

    ResponderExcluir