quinta-feira, 6 de maio de 2010

Política Brasileira refuta "Crítica" do Diretor Dam de Avatar .

BRASÍLIA - A  Governadora do Estado do Pará respondeu às críticas do famoso diretor de cinema James Cameron, sobre os planos para construir um complexo de hidrelétricas na Amazônia, dizendo que quinta-feira que a barragem vai ajudar a reduzir a desigualdade social em uma área onde "a pobreza não é ficção científica ".

"É compreensível que Hollywood está preocupada com o meio ambiente, mas sua visão está muito longe da nossa realidade", Ana Julia Carepa disse à Agência Efe, referindo-se protestos contra a barragem envolvendo o diretor de "Avatar" e alguns membros do elenco do mais elevado filme da filme da história .
Ana Julia Carepa, disse em entrevista por telefone que o Pará está firmemente empenhado em proteger o ecossistema da Amazônia e citou como exemplo um  campanha do atual governo em que 1 bilhão de árvores devem ser plantadas até 2013. 
Ana Julia  Carepa disse:
"É um gol igual ao que a ONU (Organizações das Nações Unidas ) estabeleceu para todo o planeta, mas  nosso Programa de Meio Ambiente não é apenas para este estado",  acrescentando que Cameron e o resto da equipe de   "Avatar" são convidados a aprender sobre o projecto da barragem, em primeira mão e também "ajudar a plantar árvores."

Cameron, a atriz Sigourney Weaver e o ator Joel David Moore participram recentemente em marcha em Brasília para manifestar apoio aos índios e grupos de pessoas que se opõem à construção da central hidrelétrica de Belo Monte, que envolverá a construção de uma barragem gigante - no coração do Estado do Pará  principal mente sobre o rio Xingu , bem como canais de massa para o transporte de água para a usina.
Aos críticos, juntou-se o Gabinete do Procurador Geral da República e vários juízes,  que dizem que a represa proposta causaria "danos graves" para o ecossistema da Amazônia, enquanto os líderes indígenas sustentam a construção irá deslocar cerca de 50.000 índios que vivem no Pará.

Os opositores da barragem também dizem que o complexo  vai ser muito ineficiente , gerando apenas 10-30 por cento de sua capacidade instalada de 11.233 MW, quando o Xingu  a principal afluente do Amazonas - encolhe durante a estação seca.

O governo brasileiro diz que a energia produzida pela barragem - que será o mundo do terceiro maior - é vital para a expansão da maior economia da América Latina.

Ana Julia Carepa disse ainda  que aqueles que se opõem à barragem são inconscientes das salvaguardas ambientais e sociais incorporadas ao projeto. que foi concedida em 20 de abril um leilão a um consórcio público-privado após uma série de injunções de suspensão da licitação foram derrubados.

Ela disse à Agência Efe que 1,5 bilhões de reais ($ 857,000,000) serão investidos para mitigar o impacto sócio-ambiental da usina hidrelétrica e outros 2 bilhões de reais ($ 1,14 bilhão) em projetos para promover o desenvolvimento sustentável da bacia do rio Xingu.

A governadora acrescentou que casas, escolas e clínicas serão construídas na área e que as instalações de saneamento básico serão prestados aos 12 mil pessoas que deverão ser deslocadas pela barragem.
A hidrelétrica também terá um impacto econômico importante em uma área em que a pobreza e o desemprego são galopante, disse Ana Julia Carepa .

Ela disse que a construção do projeto irá criar cerca de 18.000 diretos e 23.000 empregos indiretos, e uma vez que a barragem vem e vai ajudar a impulsionar a economia do Pará e gerar muito mais emprego.
Por exemplo a  governadora disse que a região norte do Brasil é muito rica em bauxita, mas só tem exportado o mineral até agora, em vez de convertê-lo em alumínio, devido em parte à falta de um pronto fornecimento de electricidade.

"Belo Monte permitirá ao Pará deixar de ser apenas um exportador de matérias-primas, criará empregos e (maior  rendimentos e abrira as portas para o desenvolvimento", disse ela.

Segundo o governadora, um estado com recursos limitados como o Pará ", não pode ser condenado à pobreza e ao desemprego", e tem o mesmo direito ao desenvolvimento como outras áreas do Brasil e os países desenvolvidos do mundo ",  que já destruíram suas florestas".
 Fonte: EFE

OBS: este editor mesmo sem entender e ler o idioma tentou traduzir a materia que se encontra no BLOG da Governadora Ana Julia Carepa no Link:
www.anajuliacarepa13.blogspot.com/2010/05/postagens-tardinha-agora-tome-acu.html.

Link da postagem em Inglês:  http: bit.ly/aO70Ej

Nenhum comentário:

Postar um comentário