terça-feira, 26 de maio de 2009

COMENTARIOS DO 5 EMENDA DA PORRADA DO PT

No RD:Fechou o tempo em reunião ocorrida ontem à noite no Palácio dos Despachos. Além da governadora Ana Júlia, estavam lá os deputados Paulo Rocha, Beto Faro, Zé Geraldo e Aírton Faleiro e mais os secretários Cláudio Puty(CasaCivil) e Valdir Ganzer(Transportes). Os dois últimos, Puty e Ganzer, tiveram na frente da governadora uma discussão violenta. Foi coisa muito feia, segundo relato feito por quem sabe das coisas. Ganzer tentou dar um soco em Puty e os três deputados federais chegaram a dizer que se o secretário não sair, eles saem do governo. Acrescentaram, ainda, que se Puty quer ser candidato a deputado federal que deixe o cargo. Garantiu o informante que Cláudio Puty, considerado até aquio nome mais forte de toda a equipe de Ana Júlia, já atraiu para si a antipatia de quase todo o secretariado e de boa parte da base política de sustentação do governo. A desinteligência, para dizer o mínimo, entre Puty e Valdir Ganzer, segundo a mesma fonte, está longe de ser um fato isolado. "Há uma espécie de rebelião em curso contra o chefe da Casa Civil, que internamente já está fragilizado e que vem perdendo todas as condições de continuar no cargo", acrescentou. Se isso é mentira, não é o mesmo que o Lula vai enquadrar a Jatobá, ai ele se dana do mesmo jeito...basta ver o tom do Diário.


Prezado Juvêncio, esse encontro resultou em "penas para todos os lados" porque foi uma galinhada só. Parecia aquela rinha que tinha na Rua Domingos Marreiros, próximo a Dom Romualdo, e não o Palácio dos Despachos. O resultado é que membros da parte boa do PT (a que está excluída do Governo porque são históricos construtores do partido, que apoiaram Donana e ser eleita, foram traídos por ela por serem leais a princípios e terem caráter, além de lutarem pela ética na pólítica e não são corruptos)já apontam no sentido de PRÉVIAS para a indicação de candidato(a) a Governador(a) em 2010.



Nada mais absurdo que as tentativas de criar desavenças nas hostes petistas. Não houve briga nenhuma na reunião, tanto que Valdir Ganzer e Cláudio Puty estão neste momento juntos em Anapu.O PT sempre foi conhecido pela existência de diversas facções em seu interior, que sempre disputaram internamente espaços, seja na máquina partidária, seja nos movimentos sociais, seja na institucionalidade. Porém, as cisânias ficam de lado na ora em que é preciso unificar forças contra um adversários comum. Desde 1994 o PT vem disputando as eleições majoritárias com valentia, tanto que chegou ao poder na prefeitura da capital, nas prefeituras de grandes cidades e no governo estadual. E não será através das fofoquinhas Jaderistas que se esfacelará. Os movimentos feitos até aqui mostram ao deputado Jader, senhor-absoluto-do-PMDB-quem-não-concordar-que-caia-fora, que ele não está jogando sozinho no tabuleiro. Existem outros "players", e a imagem de imbatível por ele desenhada e comprada pelos tucanos não pode ser assumida como real por ele próprio. A estratégia de buscar as vulnerabilidades dos inimigos tem dado certo, contudo, em breve, as pessoas podem se lembrar de quem é Jader e que é Jader que está incitando a polêmica. E, creio eu, muitas pessoas, mas muitas mesmo, não querem Jader no poder novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário