segunda-feira, 11 de maio de 2009

Parceria entre governo e prefeituras viabiliza o ProJovem Trabalhador

Jovens com idade entre 18 e 29 anos, que não estão no mercado de trabalho, em situação de vulnerabilidade social, com ensino fundamental ou ensino médio incompletos ou completos, podem agora participar de mais um programa da política da juventude do governo federal, em parceria com o Governo do Estado: o ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã.
Durante seis meses, os alunos serão qualificados social e profissionalmente. Podem participar, apenas, quem estiver desempregado e possuir renda per capita de até um salário mínimo por mês. Os alunos receberão uma bolsa-auxílio de R$ 100, mais qualificação nas áreas de agroextrativismo, alimentação, construção civil, telemática e turismo, que soma 350 horas-aula, divididas em 100 de qualificação social, e 250 de qualificação profissional.
Para articular as estratégias de implantação do programa, o chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, e o coordenador técnico do ProJovem no Estado, Ari Loureiro, receberam na manhã desta sexta-feira (8) representantes de 17 municípios que serão contemplados na primeira fase do projeto. A reunião ocorreu no auditório do Palácio dos Despachos. Na oportunidade, prefeituras tiveram informações mais detalhadas do projeto técnico do Programa, como os arcos ocupacionais de cada região, as instituições que serão responsáveis por ministrar as aulas, as estratégias de mobilização da comunidade para inscrições, entre outros.
O secretário institucional de Redenção, Lincoln Carr, agradeceu a escolha do município para aderir ao programa, e disse que o projeto vai melhorar a economia da região. "Ficamos felizes com a escolha, pois vai dinamizar o setor produtivo; sabemos dos nossos problemas sociais e carência de pessoas qualificadas. Nós pretendemos fazer o máximo para ter uma boa parceira com a equipe do governo."
O prefeito de São Sebastião da Boa Vista, Laércio Rodrigues, comemora a parceria, já que, além do Projovem Trabalhador, o município conta também com o Projovem Urbano. Ele disse ainda que o Marajó passa por um dos momentos mais importantes, desde a elaboração do plano e desenvolvimento feito em 2007. "Nós temos desafios enormes. Sabemos das realidades econômicas que temos como, por exemplo, a dificuldade de gerar empregos diretos, e o ProJovem Trabalhador vem ajudar a resolver essa questão".
O coordenador técnico do programa no Estado, Ari Loureiro, da Casa Civil, disse que a expectativa é agregar um número maior de pessoas e municípios. "Começamos com 5 mil jovens no ProJovem Trabalhador, e esse número também pode aumentar. O que pretendemos com essa construção é responder a uma necessidade do desenvolvimento local de cada região, afinal, a juventude é prioridade do governo popular".
O programa fortalece mais uma ação de políticas públicas para juventude do Governo Popular, que, segundo o chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, "é mais uma ação que está integrada a uma série de outros programas como Bolsa trabalho, que visam fortalecer políticas de inclusão dos jovens no mercado de trabalho, transferir renda para camadas mais pobres da sociedade, garantindo direitos a esses cidadãos de participar ativamente da sua comunidade, seja na capital ou no interior do Pará. O governo, com essa iniciativa do Projovem Trabalhador, busca mais uma vez fortalecer um princípio, que é cuidar das pessoas e que a governadora Ana Júlia, buscando apoio das prefeituras, consegue governar e cuidar de cidadãos em todas as regiões".
Municípios atendidos na primeira etapa - Serão atendidos 5 mil alunos dos municípios de Marituba, Benevides, Conceição do Araguaia, Redenção, Xinguara, Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Bragança, São João de Pirabas, Salinópolis, São Sebastião da Boa Vista, Salvaterra, Portel, Breves, Soure e Tailândia.
Investimentos - O Governo do Estado investe mais de R$12 milhões em ações voltadas para a juventude, articuladas a partir do Projovem e Coordenadoria de Juventude.
Texto: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário