domingo, 24 de maio de 2009

TUDO BACANA

Nosso problema é conceitual. Ou nos respeitam como partido e como aliado ou cada um vai cuidar da sua vida".A frase, em off, é um deputado estadual peemedebista sobre a crise PT-PMDB.

Homem bomba
Chico Ferreira disse o seguinte;1 - Espera que em 5 anos possa sair da cadeia tentando uma condicional.2 - Já se habituou a convivência por lá, na prisão.3 - Sabe que é um arquivo vivo, por conta disso mandou gente de sua confiança espalhar por todo o país as provas do que sabe, politicamente falando. E se algo lhe acontecer, essas provas serão entregues ao Ministério Público.4 - E falou mais, muito mais.Demais.

Recados
Perguntei a peemedebista se todos os recados já foram dados ao governo."- Só 20%. Ainda temos outros mais, mas eles continuam se fazendo de surdos. A bola agora está com eles".Ai...

Dobradinha
Já se fala muito em uma nova dobradinha para o Governo do Estado em 2010.Priante e Valéria.

Papo
Fábio Castro foi hoje na casa da Governadora bater um papo com ela.
ábio Castro poderá ir para a Secretaria de Cultura como sub Secretário. Edilson Moura deve ser candidato nas próximas eleições e Castro passaria então a ser Secretário do Cultura.Os nomes mais cotados para ocupar a Secretaria de Comunicação são os de Paulo Roberto Ferreira que é Coordenador do Núcleo de Imprensa e Regina Alves de Lima atual presidente da Funtelpa.Fábio, professor com curriculo invejável, quer voltar a dar aulas na Universidade e para isso precisa de um cargo que lhe ocupe menos tempo.

Níver
Ganzer ligou pessoalmente para Jader convidando-o para ir ao seu aniversário, dia 30.

" Minha candidatura ao governo do estado em 2010 não é uma marolinha, é um "marolão", de Mário
senador Mário Couto

Papo
- Estou louco para lhe perguntar algumas coisas, disse eu a Jader Barbalho ontem.- Se não for do PT e PMDB.- Mais é, eu disse.- Então deixa para perguntar depois, respondeu ele.É, digo eu agora, fazer o que.

Ouvidos
Já chegou aos ouvidos de Lula-lá os desacordos do Governo com PMDB por estas bandas.Agora é esperar a interferência do homem.Ou não.

Adeus
Mulher elegante Laura Rosseti pediu para sair da Secretaria de Saúde. Vão dizer muitas coisas, que foi pressionada pelo PMDB, que foi pressionada pelo PT e outras coisas mais.Porém a verdade verdadeira é uma só, a dra cansou de tanto ti ti ti e tanto disque me disque dentro da Secretaria que deveria cuidar da saúde mas virou local de um fofocódromo sem fim.

Os méritos de Fábio
Sem dúvida o Secretário de Comunicação Fábio Castro é um dos melhores quadros deste governo. Homem letrado e preparado, Fábio é o que se pode chamar de um bom caráter.Além de gentil, afável e extremamente estudioso e trabalhador, Castro consegui dar uma unidade a comunicação do estado, mesmo inovando com 8 agências atendendo a conta publicitária.Falo isso para dizer que Ana não deve mesmo perdê-lo. Se ficar onde está bom, se for para a educação também é bom. Ou seja, é bom ter um profissional como ele por perto.PS: Fábio Castro teria dito que não topa ser sub secretário da Cultura.


As relações do PMDB com o PT no Pará
Se Ana e Jader realmente romperem sobra ao PT algumas possibilidades. PDT, PSB, PCB, PR - difícil - PC do B e PV, todos pequenos, de pouca densidade eleitoral, com número de lideranças reduzidas e com pouco espaço na TV.Mas o plano B do Governo passa por um partido um pouco maior, o PTB. Ou melhor, passa por uma aliança com Duciomar Costa, prefeito de Belém. Seu PTB já é um partido considerado médio, com tentáculos mais espalhados pelo estado.E só.Não sobraria outra opção ao PT. Lógico que PSDB e DEM estão fora do páreo para uma aliança com os vermelhos, assim como o PP que deverá seguir a antiga aliança - mas este é outro pequeno partido.O PSB deve ter candidato próprio ou pode até partir para uma coligação com PDT, PSB e PV que imaginam uma terceira via e até já iniciaram essas conversações.Com este quadro posto, a certeza mesmo de aliança passaria pelos já históricos aliados PCB e PC do B, muito pequenos e sem condição de dar a candidata do partido maiores chances de vitória.Outro cenário que se alinha é uma aliança entre PSDB, PMDB e DEM, podendo inclusive levar com eles o PP de Gérson. Neste quadro estaria estabelecido o maior tempo de veiculação na propaganda partidária e um balaio de líderes que vão de Jader, Simão, Valéria, Priante, Couto, Gérson, Wlad, Elcione, Vic e até Almir - sim, ele já admitiu em Bertioga que está disposto a falar com Barbalho.Ducimar seria então o aliado com maior força ao lado de Ana. O problema é que o prefeito vem sofrendo um desgaste considerável nos últimos tempos e talvez esteja em situação não muito confortável em 2010.Densidade eleitoral mesmo o PT alcançaria junto ao PMDB.E o problema é este, ambos sabem disso mas o PT empurra esta conversa o quanto pode e o PMDB dá mostras que já não pode mais esperar.Cortejado por todos os lados o PMDB tem a real dimensão de seu tamanho, importância e abrangência estadual - seja para o PT, seja para o PSDB, seja até para sair com candidato próprio - e resolveu de vez "explicar" isso aos aliados do momento, em uma aliança desgastada mais nem por isso irrecuperável.Nesta hora seria prudente que o PT, ou mesmo o governo, chamassem os líderes históricos do partido para conduzirem esse assunto, enquanto o problema entre PT e PMDB é reversível, até porque parece que o Governo não vem conseguindo conduzir um acerto.E no quadro atual, PSDB e DEM saem na frente nacionalmente - o que influencia e muito as eleições estaduais, em qualquer estado - e tem hoje a candidatura Serra como certa, e ele está líder em todas as pesquisas. Por outro lado o PT não tem Lula como candidato a presidente pela primeira vez, tem uma candidata que passa por problemas de saúde - e sabe-se lá como estará daqui a seis meses.Já passou da hora do PT estabelecer uma conversa séria com o PMDB ou daqui a pouco, pelo andar da carruagem, os peemedebistas não estarão mais dispostos a este diálogo.Resta saber se este risco o PT e o governo estão disposto a correr.

Troca troca
A Escola de Governo está certa para o PRB ligado a Igreja Universal. Isso deve ocorrer em alguns dias.Já a Sedurb comandada por Suely Oliveira está sendo negociada com o PTB de Dudu.E o Setrans será oferecido ao PMDB em troca da Sespa. Que vai negar.A Sema interinamente será comandada por Rosemiro Canto.Agora o Ganzer voltando para a Assembléia o deputado bocão Faleiro vai pra casa, ou Ana terá de arranjar um espaço para o homem, que é suplente, ou virar assessor do Zé Geraldo

MÁRIO – Mário Couto garantiu para a coluna, que esta semana esteve batendo um papo com Simão Jatene em Brasília. Couto propôs a Jatene que o PSDB faça prévias para a escolha do candidato do partido ao Governo em 2010. Segundo o senador, Simão não topou.
MÁRIO I – Perguntado se não poderia ser convencido por Simão, Flexa ou outros tucanos a desistir da disputa, o senador disse que não, que é candidato e ponto final, não vai mudar de idéia, não vai voltar atrás e que o partido vai ter de decidir quem será este candidato.
MÁRIO II – Mário Couto disse que sente ser este o seu momento, que Jatene já foi governador e que por estes dois motivos acha justo que o partido lhe apóie. Disse mais, que em reunião em Bertioga na casa de Almir Gabriel, foi decidido que o ex Governador virá passar algum tempo em Belém para articular junto aos tucanos sua candidatura.
MÁRIO III – E por fim, o senador disse que Almir falou na frente de toda a bancada do PSDB que não teria qualquer problema em conversar com Jader, pois acha que o deputado federal é importante em uma aliança com o PSDB para 2010. Ah, Almir disse para Mário que não será candidato a nada.
FLEXA – O senador Flexa Ribeiro disse entusiasmadamente na festa da ACP na quinta, que tem certeza que PSDB, DEM e PMDB vão caminhar juntos em 2010.
SIMÃO - Na mesma festa, Simão Jatene disse que se a vontade do PSDB for pela sua candidatura ao Governo em 2010, ele entra na disputa sim.
BOCÃO – Pegou muito mal a declaração de Faleiro dizendo que o PMDB é coadjuvante no governo. Tão mal que meio PT e meio PMDB estão de cara virada para o deputado estadual.
REUNIÃO – Neste final de semana em Mosqueiro, Mário Cardoso se reúne com seu grupo político para definir os rumos para 2010.

Abra o olho Puty
Puty tem mesmo que se cuidar. Homem simpático, calmo, equilibrado e de formação intelectual sofisticada o Chefe da Casa Civil tem um par de olho gordo querendo o seu lugar.O blog escutou a conversa de outros dois secretários e um deputado estadual na sexta e hoje a coluna Repórter Diário traz a confirmação da história, que é a seguinte; O deputado Faleiro quer porque quer ser o Chefe da Casa Civil e já teria pedido o posto a Ana já que terá de ficar sem mandato pois é suplente de Ganzer, que deve voltar para a Alepa.Imaginem trocar um Puty por um Faleiro, chamado de bocão por seus pares. Ai ai ai

Nenhum comentário:

Postar um comentário